16 bibliotecas incomuns no mundo

Compartilhe

Algumas são ambulantes, outras são super modernas, outras ficam em lugar atípicos. Confira 16 bibliotecas incomuns e belas pelo planeta.

x

1. Biblioteca Itinerante da Mongólia

improbablelibraries03
Foi criada pelo bibliotecário Dashdondog Jamba, para ajudar a transportar livros até crianças de áreas de difícil alcance.

x

2. Biblioteca Aeroporto

airport-library
Fica no Aeroporto de Schipol, em Amsterdã. Foi inaugurada em 2010 como a primeira biblioteca aeroporto permanente no mundo. Bom pra manter a leitura em dia entre uma escala e outra.

x

3. Biblioteca Pública de Kansas

biblioteca-improvaveis10
Situada no estado norte-americano do Missouri, tem uma fachada que é de tirar o fôlego. São 22 títulos de livros clássicos em réplica, com 7,5m de altura por 2,70m de largura.

x

4. Biblioteca Móvel A47


A primeira biblioteca móvel de livros de arte no mundo. Foi exclusivamente desenhada e pode ser transformada para atender a uma série de situações.

x

5. Biblioteca aérea na Flip

IMG_20160630_105147660
Biblioteca aérea que acontece durante o evento da Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, no RJ.

x

6. Biblioteca no resort

biblioteca-improvaveis2
Situada no Resort Soneva Kiri, uma ilha no Golfo da Tailândia.

x

7. Biblioteca Vasconcelos

vasconcelos
Localizada na Cidade do México, é uma megabiblioteca inaugurada em 2006. Tem um acervo oficial de 580 mil itens.

x

7. Biblioteca no ônibus

9-bibliotecas-838x561
Biblioteca pública montada por Antônio da Conceição Ferreira, que trabalha como trocador de ônibus. Em 2003, ele iniciou o projeto ‘Cultura no ônibus’ para arrecadar livros de doações e oferecer como leitura durante as viagens de ônibus. Funciona em uma linha circular entre Sobradinho e o Plano Piloto, em Brasília. Antônio reuniu um acervo de 8 mil livros.

x

8. Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina

egypt
Situada no Egito, possui uma das maiores coleções de textos cristãos do mundo, com mais de 1,8 milhões de páginas em seu acervo. Fica numa região desértica e é um dos mosteiros cristãos mais antigo ainda em funcionamento desde suas funções iniciais.

x

9. Biblioteca do Livro Ilustrado

stizj1v
Fica na cidade de Iwaki, uma província de Fukushima, no Japão. Foi inaugurada em 2005 como uma biblioteca privada para servir três pré-escolas, mas é aberta ao público. Tem uma vasta coleção de livros infantis internacionais.

x

10. Projeto Pegaí

pegai(03)
Iniciativa sem fins lucrativos e não governamental, criado em julho de 2013 na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Idealizado pelo professor universitário Idomar Augusto Cerutti, o objetivo da iniciativa é incentivar o hábito da leitura. Para isso, a proposta é receber a doação de livros e colocá-los à disposição de novos leitores em locais públicos. Leia mais no site do projeto.

x

11. Biblioteca da Praia

beach-library-albena
Fica na praia búlgara do resort Bulgarian Black Sea, em Albena. Tem 2500 livros em 10 idiomas.

x

12. Jardim Biblioteca Levinski

levinski-garden-library
Instalado no Parque Levinski, de Tel Aviv. Foi criada para dar suporte à comunidade migrante de trabalhadores em Tel Aviv. Tem 3500 livros em 14 línguas.

x

13. Biblioteca na caixa de correio

little-free-library_02
Parte do projeto Free Little Library, que acontece em vários países do mundo. Consiste em instalar na rua uma caixa de correio que comporte livros, para promover um espaço comunitário diferente.

x

14. Weapons of Mass Instruction

54ffb3db19a22
Com esse nome criativo, artista argentino Raul Lemesoff transformou seu carro em uma biblioteca móvel em forma de tanque de guerra. O modelo usado foi um Ford Falcon 1979, e guarda 900 livros no seu interior.

x

15. Biblioteca cabine

7-bibliotecas-838x1118
Símbolo da Inglaterra, a cabine vermelha de telefone acabou virando uma biblioteca bem apertada mas extremamente charmosa. O acervo é renovado pelos próprios frequentadores, que lêem os livros oferecidos, trocam por outros e fazem também doações.

x

16. Biblio-mulas

6-bibliotecas
Iniciada pela Universidade del Valle Momboy, em Trujillo, no leste da Venezuela. São bibliotecas itinerantes que ficam nas costas de mulas. Os bichinhos são usados para ajudar a entregar livros para crianças camponesas que moram em vilas bem distantes.

(Fontes: Flavorwire, Bookriot, Catraca Livre, Hypescience, B9, Superinteressante)
(Imagens: Divulgação, Ler para divertir)

 

(Visited 357 times, 1 visits today)

1 comentário em “16 bibliotecas incomuns no mundo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima