200 livros de suspense, mistério e aventura para crianças

Compartilhe

 

* Atualizado em 05/10/2023

Desde a melhoria das habilidades de comunicação até o estímulo da empatia e da criatividade, a leitura desempenha um papel fundamental na formação das crianças, preparado-as para enfrentar os desafios que o mundo moderno apresenta.

LEIA MAIS
COLEÇÃO VAGALUME | Todos os livros que encantaram gerações
Todos os livros de Agatha Christie em ordem de publicação
DIA DAS CRIANÇAS | 10 autores na flor da idade, você reconheceria?

Preparem-se para se inspirar, aprender e compartilhar a paixão pela leitura com as crianças em sua vida. Juntos, exploraremos como os livros não são apenas janelas para outros mundos, mas também portas que levam ao desenvolvimento de mentes brilhantes e sonhos ilimitados.

Neste post, descubra 40 dicas de livros empolgantes de suspense, mistério e aventura para o público infantil e infanto-juvenil.

Clique aqui para ver a lista completa com mais de 200 sugestões de leitura para o público infantil e infanto-juvenil


DICAS DE LEITURA

 

1. Diário de um banana (1)

Compre o livro/e-book

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no mundo do ensino fundamental, onde fracotes são obrigados a dividir os corredores com garotos mais altos, mais malvados e que já se barbeiam. Em Diário de um Banana, o autor e ilustrados Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável. Como Greg diz em seu diário. Só não espere que seja todo Querido Diário isso, Querido Diário aquilo. Para nossa sorte, o que Greg Heffley diz que fará e o que ele realmente faz são duas coisas bem diferentes.

 

2. Contos de fadas: edição comentada e ilustrada

Compre o livro/e-book

Branca de Neve, Cinderela, João e Maria, Rapunzel, O Gato de Botas, O Patinho Feio, Pele de Asno, A Pequena Sereia, O Pequeno Polegar… Essa bela edição comentada e ilustrada traz as mais famosas histórias infantis em suas versões originais, sem adaptações.
São ao todo 26 contos de Grimm, Perrault e Andersen, entre outros, enriquecidos por centenas de notas que exploram suas origens históricas e complexidades culturais e psicológicas, além de uma apresentação, elaboradas por Maria Tatar, eminente autoridade no campo do folclore e da literatura infantil. O volume conta também com uma extraordinária coleção de cerca de 240 pinturas e desenhos, muitos deles raros, de ilustradores célebres como Arthur Rackham, Gustave Doré, George Cruikshank, Edward Burne-Jones, Edmund Dulac e Walter Crane. E traz biografias de autores, compiladores e ilustradores, além de apêndices com diferentes versões de alguns contos. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.

 

3. Brincando de mindfulness: 50 exercícios para praticar a atenção plena com crianças

Compre o livro/e-book

Mindfulness é uma prática de atenção plena ao momento presente que leva a um estado mental de ampliação da consciência, para reduzir os níveis de estresse mental e emocional. Aplicado a crianças, o mindfulness melhora o foco e a concentração – principalmente daquelas que apresentam Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) –, regula os níveis de ansiedade, aprimora as habilidades sociais e emocionais, melhora a qualidade do sono e a criatividade, tudo isso afetando positivamente sua saúde e bem-estar. Os exercícios deste livro em forma de caixinha com 50 cartas são direcionados para que os pais, educadores, tutores e professores conduzam as atividades de forma lúdica, leve e divertida. Ensine mindfulness brincando!

 

4. Dúvida cruel: 80 respostas para as perguntas mais

Compre o livro/e-book

Não importa se você tem 9 ou 90 anos. Se tem um espírito questionador aguçado, é provável que perguntas cabeludas fiquem martelando na sua cabeça. Afinal, o mundo é uma fonte inesgotável de curiosidade. Nesse livro, Mari e Iberê, criadores do Manual do Mundo – o canal do YouTube que, em 10 anos, conquistou mais de 14 milhões de inscritos –, reuniram 80 dúvidas cruéis escolhidas a partir das sugestões enviadas por seus seguidores. Aqui você encontrará informações científicas de qualidade com o jeito claro, atraente e divertido que virou marca registrada do canal.

 

5. O guia do mochileiro das galáxias

Compre o livro/e-book

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O Guia do Mochileiro das Galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da “alta cultura” e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

 

6. Amoras

Compre o livro/e-book

Em seu primeiro livro infantil, Emicida conta uma história cheia de simplicidade e poesia, que mostra a importância de nos reconhecermos nos pequenos detalhes do mundo. Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.

 

7. As Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho

Compre o livro/e-book

Antes de Alice, os livros infantis eram meras lições de moral. Lewis Carroll muda isso ao criar uma obra que incita a imaginação e provoca o pensamento crítico, ao reverter o papel de crianças e adultos. Alice viaja para um mundo onde os animais falam e objetos ganham vida, mas é tudo confuso e ilógico, e ela tem de ser a voz da razão. Publicado pela primeira vez em 1865, adaptado pela Disney para o cinema em 1951. Mais um clássico que o Instituto Mojo libera gratuitamente. Alice talvez seja a obra mais interpretada por psicólogos e psiquiatras ao redor do mundo, e sem dúvida é uma das que mais serviu de inspiração para tatuagens das gerações X, Y e Z. Segundo Martin Gardner, um dos maiores estudiosos sobre Lewis Carroll, “Como Homero, a Bíblia e todas as outras grandes obras de fantasia, os livros de Alice se prestam facilmente a qualquer tipo de interpretação simbólica – política, metafísica ou freudiana”. Essa é uma das mais divertidas descobertas quando lemos este livro: o leitor classifica por conta própria as impressões e simbologias que enxerga nos mundos criado por Carroll, cada um de nós tem seu próprio país das maravilhas. A coleção MUNDOS EXTRAORDINÁRIOS contém: As aventuras de Mowgli, o menino criado por lobos; Peter Pan & Wendy – piratas, índios e crianças na Terra do Nunca; Oz – o magnífico Mágico e a maravilhosa Terra de Oz; As aventuras de Alice – no País das Maravilhas e através do espelho. Um livro do Clube do Livro para Leitores Extraordinários tem capa dura, texto integral, trailer ilustrado de 16 páginas impresso em cores especiais e é uma delícia de ler! Nova tradução.

 

8. Frida Kahlo: uma Biografia

Compre o livro/e-book

A mexicana Frida Kahlo é hoje uma das artistas mais populares do mundo todo. Seus quadros atingem valores recordes, e seu rosto é reconhecido em todo o planeta. Sua curta vida, entretanto, foi fascinante e cheia de acontecimentos. E não é para menos. Frida teve de lidar desde muito cedo com uma deficiência física congênita, e, adolescente, sofreu o conhecido acidente que quase a matou e a deixou meses numa cama, onde então começou a pintar quadros deitada, muitos deles autorretratos. Apesar da saúde fragilizada, seguiu em frente e casou-se com o grande pintor Diego Rivera, vinte anos mais velho, com quem teve uma relação intensa e turbulenta: “Sofri dois acidentes graves na vida, um em que um ônibus me jogou no chão… Outro acidente é o Diego”. Bebeu na fonte da riquíssima cultura tradicional mexicana e com roupas longas e coloridas disfarçou seu passo manco, reinventando-se constantemente como mulher e artista. Sofreu vários abortos, viu frustrado o seu desejo de ser mãe, viveu traições indizíveis, teve muitos amores – inclusive mulheres –, foi feminista numa América Latina machista, amante de Trotski, de cujo assassinato chegou a ser suspeita, e ganhou o mundo com sua arte e sua história. María Hesse, artista gráfica espanhola, nos brinda aqui com uma lindíssima biografia ilustrada que apresenta, entretecidas, a vida e a obra de Frida Kahlo, incluindo trechos de seus diários, cartas e depoimentos. O livro revela as dores e as delícias de sua existência, mas também como usou a arte para vencer as limitações que as condições lhe impunham e reinventar o próprio existir. O resultado é uma obra poética, lapidar, que dá voz a uma das figuras mais interessantes do século XX.

 

9. Malala, a menina que queria ir para a escola

Compre o livro/e-book

Malala Yousafzai quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Ela nasceu no vale do Swat, no Paquistão, uma região de extraordinária beleza, cobiçada no passado por conquistadores como Gengis Khan e Alexandre, o Grande, e protegida pelos bravos guerreiros pashtuns – os povos das montanhas. Foi habitada por reis e rainhas, príncipes e princesas, como nos contos de fadas. Malala cresceu entre os corredores da escola de seu pai, Ziauddin Yousafzai, e era uma das primeiras alunas da classe. Quando tinha dez anos viu sua cidade ser controlada por um grupo extremista chamado Talibã. Armados, eles vigiavam o vale noite e dia, e impuseram muitas regras. Proibiram a música e a dança, baniram as mulheres das ruas e determinaram que somente os meninos poderiam estudar. Mas Malala foi ensinada desde pequena a defender aquilo em que acreditava e lutou pelo direito de continuar estudando. Ela fez das palavras sua arma. Em 9 de outubro de 2012, quando voltava de ônibus da escola, sofreu um atentado a tiro. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. A jornalista Adriana Carranca visitou o vale do Swat dias depois do atentado, hospedou-se com uma família local e conta neste livro tudo o que viu e aprendeu por lá. Ela apresenta às crianças a história real dessa menina que, além de ser a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, é um grande exemplo de como uma pessoa e um sonho podem mudar o mundo.

 

10. Quem soltou o pum?

Compre o livro/e-book

A história é simples, mas a sacada é das boas: imagine um cachorrinho de estimação que se chama Pum! Daí dá para tirar diversos trocadilhos, criando frases e situações realmente hilárias. É um tal de não conseguir segurar o Pum, que é barulhento e atrapalha os adultos, que dizem que o Pum molhado, em dia de chuva, fica mais fedido ainda, o que faz o menino passar muita vergonha. Pobre Pum. E pobre dono do Pum! Mas não tem jeito, com o Pum é assim mesmo: simplesmente ninguém consegue evitar que ele escape e cause certos inconvenientes.

 

11. Detetive Cecília e Águia de Bronze

Compre pela Amazon

“Faro apurado, senso crítico e curiosidade: três qualidades que não podem faltar em uma detetive. Cecília, juntamente com sua melhor amiga Mariela e seu recém melhor amigo Bernardo, gosta de questionar, descobrir coisas novas e não se dá por convencida facilmente. Quando um desaparecimento acontece no condomínio onde moram, Cecília decide desvendar o mistério do sumiço da estátua da águia de bronze. Quem terá roubado a famosa peça do condomínio Quinta do Riacho? Muitas atitudes estranhas e a chegada de um sujeito desconhecido ao lugar faz com que todos se tornem suspeitos. Mergulhe nessa aventura com Cecília, a aprendiz de detetive que chegou para conquistar os leitores com histórias de muita imaginação, suspense e investigação.”

 

12. A Maldição do Tesouro do Faraó

Compre pela Amazon

Enfim chegou o último dia de aula dos irmãos Roxana e Ciro, e eles têm um grande plano para as férias. Vão viajar com o pai, Péricles, que é professor de História, para Londres e para o Egito. A ansiedade é grande. Antes mesmo de chegarem ao Cairo, eles pesquisam sobre a história dos faraós em museus e livrarias de Londres. Ao ler um guia de viagem, Ciro descobre a lenda da maldição do faraó. Morto aos dezoito anos, o jovem Tutancâmon foi enterrado com seus tesouros. Seu túmulo só foi encontrado no século 20, por pesquisadores ingleses. E depois de algum tempo, o chefe da expedição inglesa e seus ajudantes morreram em circunstâncias misteriosas. Será que as mortes têm alguma relação com o contato que tiveram com o tesouro? Ciro e sua família poderão conferir essa história de perto! Esta aventura reúne muita ação com informações históricas e vai conquistar os jovens leitores da série Vaga-Lume.

 

13. O Clube dos Caçadores de Códigos: o Mistério do Tesouro do Pirata

Compre o livro

Cody, Quinn, Luke e M.E. são os Caçadores de Códigos. Eles têm verdadeira paixão por enigmas. Em um passeio da escola à Missão de Carmel, eles aprendem a história do único pirata conhecido da Califórnia e de seu tesouro perdido. Agora, os Caçadores de Códigos estão no rastro de uma nova conquista: ouro de pirata! Mas será que eles conseguirão desvendar os mapas misteriosos? E você, consegue decifrar o código? Desafie seu cérebro na companhia dos Caçadores de Códigos e descubra se possui as habilidades necessárias a um exímio detetive.

 

14. Os Bandeira-pirata e o Galeão Assombrado

Compre pela Amazon

Em toda noite de lua cheia, uma misteriosa embarcação é vista na costa da cidade. Seria o Rato Preto, há anos afundado pela Marinha de Mar-Nublado durante a emboscada contra os piratas? Uma coisa é certa: a população está apavorada, especialmente com os saques que voltam a ocorrer sempre que o emblemático navio é visto. Matilda, uma pequena – mas destemida – moradora de Mar-Nublado está disposta a resolver este mistério e acabar de vez com o pânico que assola a população. Ao lado da família Bandeira-Pirata, Jim Júnior – um pirata de verdade! – e Matilda lutam para solucionar o enigma. Conseguirão eles derrotar os piratas estropiados?

 

15. O Mistério dos Diamantes

Neste suspense, a dupla de detetives Marco e Maia precisa descobrir quem roubou a joalheria da cidade. O livro instiga os leitores a pensarem junto com os protagonistas: a partir dos acontecimentos descritos e das pistas fornecidas, todos tentam descobrir a identidade do ladrão.

 

16. O Clube dos Caçadores de Códigos 2

Cody, Quinn, Luke e M.E. Adoram brincar com códigos. Na verdade, eles gostam tanto de códigos, que têm seu próprio clube particular, com um esconderijo secreto e senhas que mudam a cada dia. Quando Cody recebe um e-mail misterioso, que faz alusão a um tesouro na ilha de Alcatraz, o clube mal pode esperar para começar uma verdadeira caçada às pistas. E desvendar enigmas é o que os Caçadores de Códigos fazem melhor. Autora: Penny Warner.

 

17. O Mistério da Biblioteca

Compre pela Amazon

Livros muito valiosos estão sumindo da biblioteca de Valleby. Porém, esses livros sempre contaram com um forte esquema de segurança. Como foi possível roubá-los? Marco e Maia estão no caso e terão que monitorar os frequentadores da biblioteca porque algum deles pode ser o culpado. Você está preparado para mais esse mistério? Mas já vou avisando, mais difícil do que solucionar o caso será soltar este livro.

 

18. Emil e os detetives

Compre pela Amazon

Nada poderia deixar o pequeno Emil mais feliz e orgulhoso do que poder viajar sozinho pela primeira vez de sua cidadezinha, Neustadt, à capital Berlim. Sua avó e sua prima, Pony Chapeuzinho, o aguardam ansiosas, mas o garoto não chega à rodoviária como o previsto. O que teria acontecido ao jovem Emil? Será que ele está correndo perigo? Este é o ponto de partida de Emil e os detetives, clássico moderno da literatura alemã, escrito por Erich Kästner, um dos autores de livros infantis mais importantes do século XX. Ganhador da prestigiada medalha Hans Christian Andersen, Kästner aborda, com leveza, rara fluidez e singeleza, temas importantes como coragem, justiça e, sobretudo, amizade. Na trama, Pony e a avó mal podiam imaginar a emocionante caçada que o primo e neto Emil estava se metendo no encalço do ladrão – um sujeito inicialmente cortez e distinto – que roubara todo o seu dinheiro no trem enquanto ele dormia, sonhando com Berlim. Destemido e inteligente, Emil tem um plano para pegar o patife e reaver a soma que sua esforçada mãe tanto suara para conseguir! Para tanto, o menino contará com a ajuda do novo amigo Gustav, o garoto com a buzina, e sua turma para não perder o gatuno de vista nessa perseguição – tão divertida quanto implacável! A questão é: conseguirão estes jovens “detetives” ser bem-sucedidos e prender o covarde bandido? Para descobrir, somente lendo a surpreendente e deliciosa aventura policial Emil e os detetives. Uma leitura prazerosa do início ao fim – elementar, caros leitores!

 

18. Os Fantasmas da Igreja (Os Sinistros Livro 2)

Shaila, Pedro e Cadu estão de férias do colégio. Depois da confusão que viveram no livro O Invisível Sugador de Sangue, agora eles querem descansar e, principalmente, se afastar de problemas. Mas para Os Sinistros querer não é poder. Pedro vai visitar seu tio em Porto Alegre e fica sabendo de uma estranha lenda local envolvendo uma antiga igreja, um escravo e um roubo de esmeraldas. Decide, então, chamar seus amigos para ajudá-lo a resolver mais esse caso. Autor: Caio Riter. Ilustrador: Weberson Santiago.

 

19. Os Crimes do Olho de Boi

Compre pela Amazon

Mais uma narrativa instigante, inteligente e bem-humorada de Marcos Rey. Em um curto espaço de tempo, ocorrem em São Paulo cinco crimes. Todas as vítimas são milionárias e todas só têm um herdeiro. Para desvendar os misteriosos assassinatos, entra em cena Lauro de Freitas, o jornalista criminal com uma coluna diária em um jornal vespertino, e seu amigo, o hábil detetive Adão Flores. Adão Flores gostava de brincar com as palavras. Enquanto escrevia qualquer coisa, a cabeça funcionava melhor e ia pondo os pensamentos em ordem. Diante da escrivaninha, lembrava dos crimes dos herdeiros únicos. Precisava tê-los em ordem direta na mente para não fazer confusão. O primeiro ele chamou de Noturno do Sumaré, o segundo, de Crime da Cobertura, o terceiro, Crime da Casa de Repouso e os outros dois, de Crime da Bruxa Generosa e Crime do Clube de Campo. Um enredo tão bem criado que é impossível parar de ler.

 

20. Os Detetives Do Prédio Azul. Primeiros Casos

São muitas as aventuras de Capim, Mila e Tom no Prédio Azul onde vivem e se tornam amigos e companheiros inseparáveis. Escrito a partir do sucesso da série homônima exibida no canal infantil Gloob, da qual a autora também é roteirista, os protagonistas sonham em ser detetives e descobrir os segredos de uma grande inimiga que é a dona Leocádia. Muita aventura, muito humor, com uma linguagem ágil, Capim, Mila e Tom tem tudo para se tornar cúmplices e companheiros fiéis dos leitores. Esse livro, que integra o catálogo da Pequena Zahar, é o primeiro de uma nova série de Flávia Lins e Silva, autora também da série Diário de Pilar , entre outros livros de sucesso.

 

21. O Mistério do 5 Estrelas

Compre o livro/e-book

O que você faria se visse um cadáver embaixo de uma cama? Léo, mensageiro do Emperor Park Hotel, um cinco estrelas que hospeda muita gente poderosa, viu um no quarto 222. Ele decide começar a investigar e passa a viver dias cheios de suspense e surpresas. Logo, se viu envolvido numa trama bastante perigosa, arquitetada por pessoas inescrupulosas. Este clássico da literatura juvenil é de tirar o fôlego da primeira à última página.

 

22. Enigma na Televisão

Compre o livro/e-book

Um mistério e tanto nessa narrativa policial envolvente, criada pelo consagrado Marcos Rey. Muitos crimes, muitos suspeitos, muitas pistas… Tudo começa com o assassinato do famoso ator Fabio Rocha da TV Mundial. Na areia, um grupo crescente de curiosos, jornalistas e policiais cercavam um corpo caído. Fabio fora assassinado na madrugada com golpes de punhal ou faca, arma não encontrada no local. Seu relógio de ouro estava no pulso, seus valiosos anéis nos dedos e muito dinheiro na carteira. Não fora latrocínio. A partir daí, outros crimes, envolvendo outros atores e um repórter, são cometidos. Já não era apenas na televisão que o pânico crescia. Todos se sentiam ameaçados. Para desvendar o enigma da televisão, só mesmo um jovem e corajoso jornalista.

 

23. Cinco Enigmas, Um Tesouro

Compre pela Amazon

“O que leva José é confirmar a suspeita que lhe invade o coração: a marca no piso estaria lá? Se sim, sonho e realidade se fundem. Se sim, o sonho quer lhe dizer algo.” Um sonho misterioso com seu bisavô há muito falecido dá a José pistas sobre um tesouro enterrado há décadas na pacata cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul. Junto com seus amigos, Brian e Crys, o rapaz embarca numa aventura digna de Indiana Jones, em busca de um misterioso objeto.

 

24. Quem Matou o Saci?

Compre o livro/e-book

A detetive Billy Conrado e o detetive Joaquim de Jeremias colhem pistas e não poupam esforços para solucionar o misterioso assassinato de um conhecidíssimo personagem do folclore brasileiro. Quem teria motivos para matar o Saci Perereira? Muitos personagens são suspeitos, mas quem seria o verdadeiro culpado? De forma bem-humorada e original, Alexandre de Castro Gomes cria uma história de detetive instigante ao mesmo tempo em que faz um surpreendente passeio pelo folclore brasileiro. Autor: Alexandre de Castro Gomes. Ilustradora: Cris Alhadeff.

 

25. O Gênio do Crime

Compre o livro/e-book

Seu Tomé é um homem bom, proprietário de uma fábrica de figurinhas de futebol. Existem as fáceis e as difíceis, fabricadas em menor quantidade. Quem enche o álbum ganha prêmios realmente bons, mas surge uma fábrica clandestina que fabrica as figurinhas difíceis e as vende livremente. O número de álbuns cheios aumenta e seu Tomé não tem mais capacidade de dar todos os prêmios. Há uma revolta, as crianças querem quebrar a fábrica. Edmundo, Pituca e Bolachão, e mais adiante, Berenice, entram em cena para descobrir a fábrica clandestina. Acontece que não se trata de simples bandidos. A quadrilha é chefiada por um gênio do crime. A cabeça do gordo é posta para pensar, travando-se um espetacular duelo de inteligências, que começa pelo incrível sistema de seguir pelo avesso. Um livro que, de saída, conquistou o Brasil.

 

26. Detetive Intrínculis e o Roubo da Mona Lisa

Compre o livro/e-book

Quem roubou a Mona Luísa da mansão dos Fortunis? Acompanhe o detetive Intrínculis e seu neto na investigação e descubra as técnicas e os conhecimentos científicos que irão ajudá-lo a resolver o caso: como são coletadas as impressões digitais, como funciona o detector de mentiras e como é determinada a autenticidade de uma pintura, entre outras curiosidades. Além disso, você também vai poder aprender as habilidades de um investigador, ficar por dentro de algumas raridades do mundo da arte, conhecer os detetives mais famosos da literatura e se surpreender com um roubo que fez história. Este livro foi declarado culpado de prender os leitores até a última página. Autoras: Amaicha Depino e‎ Carla Baredes.

 

27. O Mistério do Cinema

Compre o livro/e-book

Nesta história, os detetives mirins Marco e Maia tentarão descobrir quem está sequestrando os cachorros da cidade de Valleby. A caçada ao criminoso os levará diretamente para a escuridão de um cinema. Você está pronto para mais esse mistério? Os livros dessa coleção transformam os jovens leitores também em detetives mirins, já que eles tentarão solucionar o caso junto com o Marco e a Maia.

 

28. O Rapto do Garoto de Ouro

Compre o livro/e-book

Há um ano, o pessoal do Bexiga tinha pelo menos um bom motivo para comemorar. Tratava-se do sucesso de um de seus “filhos”, o astro de rock Alfredo, conhecido por todos como o Garoto de Ouro. E naquele dia de seu aniversário, na cantina Il Cacciatore, tudo seria só festa se não houvesse ocorrido o rapto do Garoto de Ouro. Ele não está em casa! bradou. E veja o que encontrei! Seu Domingos levantou-se e pegou o instrumento. É o de Alfredo disse. Onde encontrou? Na sala de jantar. Mas como conseguiu entrar? Uma das janelas estava aberta. Saltei e entrei. O pai de Alfredo curvou-se como se tivesse levado uma flechada nas costas…A partir daí, Leo, seu primo Gino, fãs e amigos do Garoto de Ouro, Jaime, Ângela e outras pessoas envolvidas com Alfredo ajudarão a polícia a desvendar o caso. Terão como cenário o Bexiga e outros locais da cidade de São Paulo e encontrarão figuras inusitadas até a solução do sequestro que, com certeza, surpreenderá o leitor.

 

29. Os Ziskisitos e o Quadro Roubado

Compre pela Amazon

Chegou a tão esperada “Noite do Horror”, e Jaque e seus amigos decidiram ir ao parque de diversões à noite para aproveitar junto aos adolescentes mais velhos. Mas parece que os Ziskisitos estavam farejando algo estranho no ar. Eles ouviram uma conversa que os deixou muito intrigados… Logo em seguida, aconteceu um crime na escola. E, para completar, eles tinham um professor muito suspeito… Será que haveria alguma relação entre esses fatos? Os Ziskisitos decidiram investigar o caso!

 

30. Um Cadáver Ouve Rádio

Compre o livro/e-book

Indicado para o público infantojuvenil, a obra retrata a história de um misterioso assassinato em um prédio em construção abandonado. Tudo começa quando um garoto chamado Muriçoca para na entrada do prédio para se proteger da chuva. Atraído pelo som de um frevo, sobe as escadas e se depara com o corpo de um homem caído de costas, todo ensanguentado. O cadáver encontrado é de Alexandre, um sanfoneiro de quem todos gostavam. A trama gira em torno da busca pelo assassino e do porquê de haver um rádio ligado na cena do crime. Mas quem teria motivos para matá-lo? Leo, Gino e Ângela, um jovem trio de detetives, resolvem investigar o crime e não medem esforços para desvendá-lo. De cara, acharam a arma do crime, uma espécie de sabre chinês, muito bonito, com desenhos orientais no cabo, o que os leva a vários suspeitos. O culpado que se cuide, pois, quando um cadáver ouve rádio, tudo pode acontecer!

 

31. O Escaravelho do Diabo

Compre o livro/e-book

A única pista que Alberto tem sobre a série de assassinatos que está acontecendo é que vítimas ruivas recebem um escaravelho pelo correio antes de morrer. Ele precisa descobrir o que está por trás desses crimes misteriosos antes que outras mortes ocorram na cidade.

 

32. A Turma da Rua Quinze

Compre o livro/e-book

No dia 20 de julho de 1969, três astronautas norte-americanos chegam à Lua. A data também marca a vida da turma da rua Quinze por outro motivo. É nesse dia que Marcão desaparece, e os meninos da rua começam a investigar o mistério. A única pista que eles têm é uma nota de cinco dólares. O que a chegada de uma menina nova na vizinhança, os desfalques importantes bem dia de jogo decisivo e a descoberta de um morador suspeito com uma cicatriz no rosto têm a ver com o sumiço de Macarrão? Esses acontecimentos vão trazer muita aventura aos últimos dias de férias de Pedro, André, Renato, Tigre e Serginho, que com a ajuda do cachorro Napoleão e de Alípio, um delegado aposentado, vão vivenciar uma história inesquecível. Este clássico, presente na memória dos jovens brasileiros das últimas décadas, vai surpreender as novas gerações e os futuros fãs da série Vaga-Lume.

 

33. O Mistério da Cidade Fantasma

Compre o livro/e-book

Perdido numa cidade deserta, um grupo de jovens presencia fatos estranhos e aterrorizantes. Será que ali existem fantasmas?

 

34. O Mistério do Hotel

Compre o livro/e-book

Marco e Maia são jovens detetives que trabalham desvendando os casos misteriosos da pequena cidade de Valleby. Desta vez eles precisam descobrir porque Ribston, o cachorro sensível e caríssimo da importante família Akero, desapareceu durante a ceia de Natal no hotel. Marco e Maia percebem que todos os funcionários estavam fazendo algo estranho naquela noite. Afinal, por que alguém desapareceria com um cachorro? Essa intrigante história de mistério apresenta pistas e deduções lógicas que ajudam o leitor a solucionar o crime junto com os personagens.

 

35. O Caso da Estranha Fotografia

Compre o livro/e-book

De férias na praia, com seus irmãos Isabel e Marco, Eloís não pára de fotografar tudo o que lhe chama a atenção. Mas, em uma das fotos, um detalhe inesperado, alguma coisa meio difícil de distinguir, envolve os três com uma quadrilha cruel, que não hesitaria um minuto em fazer os três intrometidos desaparecerem da face da Terra.

 

36. O Mistério do Colecionador

Compre o livro/e-book

Um grupo de amigos que adora desvendar enigmas acaba envolvido em um verdadeiro caso policial. Cíntia, Julinha e Heitor estavam prontos para se divertir desbravando a Mata Atlântica na excursão de sua escola ao Sítio Rio Azul. Tudo parece ir muito bem até eles descobrirem que um traficante de animais silvestres tem outros planos para a excursão. Nessa aventura surpreendente, o leitor não vai parar um segundo. Se quebrar os códigos criados pelo professor Pedro, espalhados pela trilha no meio da mata, já é um grande desafio, imagine ter de enfrentar um misterioso e cruel colecionador de animais e seus perigosos comparsas.

 

37. Histórias De Detetive

Compre o livro/e-book

Os seis textos que compõem este volume mostram as diferentes formas que o conto de detetive adquiriu ao longo do tempo nas mãos de grandes escritores do Brasil e também do mundo.

 

38. Caixa Especial Sherlock Holmes

Compre o box

Na Caixa Especial Sherlock Holmes, o leitor encontrará quatro romances protagonizados pelo famoso detetive. Um verdadeiro banquete para os amantes da boa literatura de suspense e mistério. • O cão dos Baskerville • Um estudo em vermelho • O signo dos quatro • O Vale do Terror.

 

39. Gente pequena. Grandes sonhos. Mary Shelley

Compre o livro/e-book

Descubra a vida de personagens famosos: desde desenhistas e artistas até cientistas. Todos eles foram crianças com grandes sonhos e, ao crescer, conseguiram coisas incríveis. Os sonhos podem começar ainda na infância – incentivá-los faz parte da proposta da Coleção “Gente pequena, GRANDES SONHOS”. Quando Mary era menina, adorava ler. Certa noite, em uma reunião, foi desafiada a escrever uma história de terror. A partir daí, começou a pensar e a sonhar com uma cientista que criava um monstro. Escreveu essas ideias, e com o tempo elas se transformaram no conhecido romance Frankenstein. Mary se deu conta de que a maioria das pessoas gosta dos relatos de medo. Foi assim que revolucionou a forma como os leitores vivem a ficção. Esta inspiradora história sobre sua vida inclui uma seção de fatos e fotos no final.

 

40. O Fantástico Alfabeto Lovecraft

Compre o livro

Abra espaço nas prateleiras mais baixas da sua estante para O FANTÁSTICO ALFABETO LOVECRAFT, o primeiro livro da Caveirinha, a linha infantil da DarkSide® Books.Prepare-se para mergulhar no imaginário universal do mestre com tiaras misteriosas, criaturas do mar e monstros com cabeça de polvo e asas de dragão, tudo em um único livro carinhosamente planejado por uma dupla tão fã de Lovecraft quanto os pequenos leitores serão um dia.O selo Caveirinha vai ajudar os pequenos a darem seus primeiros passos no mundo mágico da fantasia e da imaginação. Afinal de contas, não é do berço que a gente aprende a amar os livros? Agora você pode acalmar seus anjinhos endiabrados com histórias e fábulas cheias de atitude.Para os mais crescidinhos que já se encantaram e se tornaram leitores fiéis da DarkSide®, fica a certeza: a Caveirinha puxou a editora mãe. Livros em capa dura com bordas arredondadas para não machucar os pequenos, histórias pra todo o sempre e ilustrações de outro mundo. Tudo feito com muita qualidade e carinho de fã para um futuro fã.

(Visited 4.705 times, 1 visits today)

5 comentários em “200 livros de suspense, mistério e aventura para crianças”

  1. Recentemente comprei O Escaravelho do Diabo da série Vaga-Lume, escrito pela Lúcia Machado de Almeida e também colocaria nessa lista a série de livros dos Karas, criados pelo Pedro Bandeira.

Comentários encerrados.

Rolar para cima