5 curiosidades sobre O Enigma da Pirâmide, filme com o jovem Sherlock Holmes

Compartilhe

 

Um dos favoritos da sessão da tarde de muita gente, o filme O Enigma da Pirâmide foi lançado nos Estados Unidos em 4 de dezembro de 1985.

LEIA MAIS
De Agatha Christie a Clarice: 20 biografias essenciais de escritores
10 livros de terror que vão te apavorar
Todos os livros de Sherlock Holmes em ordem de publicação

Na história, os jovens Sherlock Holmes e Doutor Watson são apresentados em um internato inglês e investigam uma série de assassinatos que acontece no campus. Nicholas Rowe viveu o papel de Sherlock e Alan Cox foi John Watson. O produtor executivo foi Steven Spielberg.

Confira cinco curiosidades sobre o filme.

Descubra livros e e-books por até 20 reais na Amazon

 

1. CGI

Este foi o primeiro longa-metragem a ter um personagem totalmente feito com CGI (computação gráfica). O personagem era um cavaleiro saindo de um vitral. A Industrial Light & Magic fez a animação da cena.

 

2. “James”

Quando Sherlock Holmes e Watson se conhecem pela primeira vez, Holmes adivinha incorretamente que a primeira inicial de Watson significa “James”. Esta é uma referência a uma das contradições nas histórias originais de Arthur Conan Doyle: na maioria das histórias, o primeiro nome de Watson é John, mas em uma história, sua esposa inexplicavelmente o chama de “James”. A inicial do meio de Watson é “H”, que Doyle nunca explicou. Há uma especulação que signifique “Hamish”, que é a variação escocesa de “James”, e que este é um termo particular e carinhoso usado por sua esposa.

 

3. Neve malvada

A neve falsa usada durante as filmagens matou algumas ervas em Oxford. Steven Spielberg reembolsou a Universidade para que pudessem ser substituídas.

 

4. O cão

O cão no filme é nomeado em referência a uma parte do cérebro associada a convulsões. Convulsões que se desenvolvem a partir dessa parte em específico são muitas vezes precedidas por alucinações, que são uma das principais causas de morte neste filme.

 

5. Homenagem

A seqüência de abertura (uma sombra se movendo pelo chão) é uma homenagem à sequência da abertura da clássica série de filmes com Basil Rathbone e Nigel Bruce, onde eles interpretavam Sherlock e Watson.

 

(Fonte: IMDB)

(Visited 866 times, 2 visits today)
Rolar para cima