SÉRIE MISTÉRIO | O caso Passo Dyatlov e a Montanha dos Mortos

Compartilhe

Fevereiro de 1959. Eles iam apenas jantar, entrar em suas barracas e dormir. O objetivo era continuar a escalada nas montanhas no dia seguinte mas, ao invés disso, todos morreram misteriosamente em uma gelada montanha da antiga União Soviética.

 

 

Foi na década de 1950 que nove esquiadores foram encontrados mortos na região norte dos Montes Urais, um mistério até hoje pouco esclarecido. Diante do estado dos corpos, ninguém conseguiu explicar o que realmente aconteceu com eles.

O caso aconteceu na montanha Kholat Syakhl, conhecida como Montanha dos Mortos. Após dias sem contato, a polícia iniciou buscas e encontrou as tendas dos esquiadores vazias, mas havia pegadas do lado de fora deixadas pelo grupo. Algumas pegadas eram de pés com meias, outras descalças, outras com apenas um sapato. Os primeiros corpos foram encontrados perto de uma floresta. E eles estavam em um estado deplorável.

 

[Imagem: Russian National Archives]

Apesar dos médicos atestarem inicialmente que a provável causa da morte foi hipotermia, a cena era muito estranha e o diagnóstico não se confirmou. Os dois primeiros corpos foram encontrados vestindo roupas íntimas e sem sapatos. Outros dois corpos sofreram um forte traumatismo (o crânio foi fraturado) após um ataque. Outro teve queimaduras de terceiro grau, um vomitou sangue, um teve a costela partida e outro a língua extirpada. Havia ainda traços de radioatividade nos corpos.

Muito se especulou com o passar dos anos sobre as prováveis causas do massacre. Teria sido uma interferência alienígena? Sobrou até pro Yeti, o mítico Abominável Homem das Neves, em algumas versões!

A verdade é que até hoje ninguém esclareceu o que aconteceu com os nove esquiadores, e isso contribuiu para alimentar a lenda sobre a morte deles. A versão oficial da polícia, eventualmente, foi morte por “causas desconhecidas”.

 


Fotos dos mortos no incidente no Cemitério Mikhajlov em Ecaterimburgo, Rússia. (Fonte: Wikipedia)

 

O caso ficou conhecido como Passo Dyatlov por causa do líder dos esquiadores, Igor Alekseyevich Dyatlov. Mas não sobrou nenhuma testemunha para contar história. Eles saíram para uma aventura e voltaram para casa dilacerados em caixões.

 

(Fontes Wikipedia, Reader’s Digest)
(Imagem de capa: All that’s interesting)

(Visited 402 times, 1 visits today)
Rolar para cima