Doze biografias para quem ama livros de suspense e mistério

Compartilhe

 

De Agatha Christie a Stieg Larsson, veja doze dicas de biografias para fãs de suspense e mistério.

LEIA TAMBÉM
Onde assistir aos filmes de Hitchcock nos streamings em 2022
Caso sobre o desaparecimento de Agatha Christie vai virar série
O Clube do Crime das Quintas-Feiras tem humor e assassinato

 

1. Agatha Christie: Uma biografia

Compre o livro/e-book
Veja a resenha no Youtube

SINOPSE – A única biografia autorizada da escritora que marcou a literatura policial e se tornou uma das autoras mais vendidas do mundo. Agatha Christie é dona de um legado que agrada o público e ultrapassa décadas. Conhecida popularmente como a Dama do Crime, as obras da autora já foram adaptadas para o cinema, a TV e o teatro. Além disso, foi elencada pelo Guinness World Records como a autora com mais livros vendidos no mundo, somando, ao todo, mais de quatro bilhões de cópias; A ratoeira, peça escrita por Agatha, estreou em 1952 e é famosa por ser a mais encenada na história do teatro, há mais de sessenta anos em cartaz; e seu famoso detetive Hercule Poirot foi o primeiro personagem fictício a entrar no obituário do New York Times. Em Agatha Christie: Uma biografia, a autora Janet Morgan traz detalhes dos bastidores da intensa vida pessoal da Dama do Crime: manipulação de venenos, desaparecimento, investigação por parte do serviço de espionagem britânico durante a Segunda Guerra Mundial, expedições arqueológicas, experiência com fotografia, e muito mais. Uma obra essencial para quem deseja conhecer melhor a espetacular autora de romances policiais e o gênio por trás do emblemático detetive belga, dono de um espesso bigode e cabeça de ovo, Hercule Poirot.

 

2. Stephen King. A Biografia. Coração Assombrado

Compre o livro
Veja a resenha no Youtube

SINOPSE – Em A Biografia: Coração Assombrado, você vai viajar ao estado do Maine real, onde Stephen King nasceu, e entender de onde veio a inspiração para o universo fantástico de Castle Rock. Descubra quem é o homem por trás do mito. Nesta obra indicada ao Prêmio Edgar Allan Poe de Melhor Biografia, a jornalista Lisa Rogak nos conduz, com rigor e pesquisa, pelo universo peculiar de Stephen King. Reconstitui sua infância difícil — marcada pelo ausência do pai, que estranhamente se conecta com o Brasil —, revela suas angústias e seus medos mais profundos como autor, resgata os primeiros contatos do jovem King com a escrita e sua luta contra a dependência química.

 

3. Uma Vida Raymond Chandler

Compre o livro
Leia a resenha

SINOPSE – Algo de misterioso na luz apresenta uma análise meticulosa dos livros de Raymond Chandler bem como um retrato inédito deste escritor que, ao lado de Agatha Christie e Arthur Conan Doyle, definiu a moderna literatura policial. Cada um dos livros de Raymond Chandler carrega a tensão que cercou sua vida –a infância conturbada com a separação dos pais, a profunda inabilidade com sexo e mulheres e a luta contra o alcoolismo. Não para menos seu detetive Philip Marlowe é um dos personagens mais complexos dos romances hard-boiled – herdeiro provável do temperamento de seu criador.

 

4. Lady Killers: Assassinas em Série

Compre o livro

SINOPSE – Inspirado na coluna homônima da escritora Tori Telfer no site Jezebel.com, Lady Killers: Assassinas em Série é um dossiê de histórias sobre assassinas em série e seus crimes ao longo dos últimos séculos, e o material perfeito para você mergulhar fundo em suas mentes. Com um texto informativo e espirituoso, a autora recapitula a vida de catorze mulheres com apetite para destruição, suas atrocidades e o legado de dor deixado por cada uma delas. As histórias são narradas através de um necessário viés feminista. Telfer dispensa explicações preguiçosas e sexistas e disseca a complexidade da violência feminina e suas camadas. A autora também contesta os arquétipos — vovó gentil, mãe carinhosa, dama sensual, feiticeira traiçoeira, entre outros — e busca entender por que as mulheres foram reduzidas a definições tão superficiais. Além disso, questiona a “amnésia coletiva” a respeito dos assassinatos cometidos por mulheres.

 

5. O caso do filho do encadernador

Compre o livro

SINOPSE – Neste relato autobiográfico, Marcos Rey conta as escolhas que fez ao longo de sua vida e que o levaram ao lugar de destaque na literatura brasileira. Em suas páginas está registrada a sua trajetória por lugares sombrios, por histórias que ele vivenciou, por sua postura de vida. Um caminho pautado pela criatividade, ousadia e paixão.

 

6. Mulheres Extraordinárias: as criadoras e a criatura

Compre o livro

SINOPSE – Mary Wollstonecraft e Mary Shelley nunca se conheceram de fato. Ainda assim, suas histórias estão inevitavelmente entrelaçadas por escolhas, sonhos e tragédias curiosamente similares. Ambas se tornaram escritoras famosas. Apaixonaram-se por homens geniais e impossíveis. Foram mães solteiras, com filhos fora do casamento. Viveram em exílio. Lutaram por uma posição na sociedade. Desafiaram os costumes da época. E eram mãe e filha. De um lado, a autora de Reivindicação dos Direitos da Mulher, uma das obras fundadoras do feminismo, que denunciou a exclusão das mulheres aos direitos básicos no século 18. De outro, a criadora de Frankenstein, verdadeiro ícone do terror ― e primeiro livro a ser lançado na coleção Medo Clássico da DarkSide® Books. Mulheres Extraordinárias: As Criadoras e a Criatura, biografia premiada assinada pela poeta e biógrafa Charlotte Gordon, enreda as vidas de Wollstonecraft e Shelley em uma verdadeira jornada entre gerações visionárias: duas mulheres que, embora tenham vivido poucos dias na companhia uma da outra ― Wollstonecraft morreu dez dias depois de dar à luz, de febre puerperal ―, compartilham um legado literário transformador. Por anos, estudiosos subestimaram o impacto de Wollstonecraft sobre Shelley; vistas como figuras desvinculadas que representavam filosofias e movimentos literários diferentes, parecia improvável que qualquer elo além da maternidade pudesse sequer existir. Neste livro, Charlotte Gordon revela como a influência de Wollstonecraft sobre a filha foi, na verdade, extremamente profunda. Shelley, que cresceu lendo e relendo os livros da mãe, nutriu o desejo de se tornar alguém e criar uma obra própria. Wollstonecraft, por sua vez, destinou boa parte de seu trabalho para a geração seguinte, visando um mundo mais justo e igualitário. Mulheres Extraordinárias: As Criadoras e a Criatura mostra como Wollstonecraft e Shelley ― vozes muito à frente de seu tempo ― permanecem exemplos para quem luta contra as injustiças de gênero de uma sociedade marcada pelo patriarcado. Envolvente e esclarecedor, o livro descortina duas vidas que deixaram como legado, sobretudo, a mensagem de resistência feminina. O livro é mais uma obra de não ficção a integrar a coleção DarkLove, a marca da DarkSide® Books especialmente pensada para corações românticos e valentes.

 

7. Stieg Larsson: A verdadeira história do criador da Trilogia Millennium

Compre o livro/e-book
Leia a resenha

SINOPSE – Antes de publicar a trilogia que se tornaria um sucesso estrondoso e venderia mais de 60 milhões de cópias no mundo inteiro, Stieg Larsson (1954-2004) foi um dos maiores ativistas políticos de seu país. Seu colega, o jornalista e editor Jan-Erik Pettersson, remonta nesta biografia a intensa história de engajamento do escritor e como ela moldou sua vida e sua obra.

 

8. Sobre a escrita: A arte em memórias

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Mestre ― essa é a palavra que costumam usar para se referir a Stephen King, um dos maiores escritores de ficção de todos os tempos. Sendo assim, Sobre a escrita é tanto uma autobiografia quanto uma aula de um mestre, eleita pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção do mundo e vencedora dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor Não Ficção. O livro começa com um relato íntimo e honesto das memórias e experiências de Stephen King, desde a infância até a carreira literária, passando pelos vícios em drogas e por um acidente quase fatal. Essa narrativa autobiográfica introduz com perfeição os conselhos de King sobre a profissão de escritor, já que contempla os livros e filmes que o influenciaram na juventude, seu processo criativo de transformar uma ideia em um novo livro, os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso e muito mais. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, o autor ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, construindo uma obra essencial sobre a arte de contar uma história em palavras.

 

9. Arquivos Serial Killers. Made in Brazil e Louco ou Cruel

Compre o livro
Veja a resenha no Youtube

SINOPSE – Em Made in Brazil, Casoy dedicou-se a investigar os serial killers brasileiros, no que viria a ser o primeiro livro do gênero dedicado aos assassinos em série do Brasil. Foram cinco anos de pesquisas, visitas a arquivos públicos, manicômios e penitenciárias, além de entrevistas cara a cara com personificações do mal em terras tupiniquins, para produzir um dossiê sobre o lado mais sombrio do ser humano. Perturbador e por muitas vezes comovente, o relato de Casoy nos apresenta histórias que nem a ficção e o cinema conseguiram imaginar.

 

10. A Vida de H.P. Lovecraft

Compre o livro/e-book

SINOPSE – A vida de H.P. Lovecraft, o grande mestre do terror, de S.T. Joshi (principal especialista mundial em Lovecraft), é a biografia definitiva daquele que, nas palavras de Stephen King, permanece como o maior expoente do horror clássico. Lovecraft – o criador do personagem icônico Cthulhu -, além de manter, geração após geração, uma legião de leitores em todo o mundo, conseguiu o feito raro de ter um trânsito cada vez maior da literatura para a cultura de massa contemporânea. Ele é um nome adorado na cultura pop, e uma influência sobre ‘todo mundo’: do escritor argentino Jorge Luis Borges ao cineasta Guillermo del Toro, sem falar de um número incontável de bandas de rock e designers de jogos (Laura Muller, revista Salon).

 

11. Edgar Allan Poe, o Mago do Terror

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Edgar Allan Poe, O Mago do Terror é a biografia romanceada de um dos maiores inovadores e, até hoje, um dos mais intrigantes autores da literatura mundial. Os leitores vão conhecê-lo mais a fundo e se emocionar com o misto de tragédia e glória desse homem condenado a ser escritor.

 

12. Uma autobiografia

Compre o livro

SINOPSE – Apesar de ter tornado seus personagens Hercule Poirot e Miss Marple conhecidos por milhões de leitores ao redor do mundo, Agatha Christie morreu mantendo sua vida pessoal escondida do público. Até que, após sua morte, o silêncio foi finalmente quebrado com a publicação de Uma autobiografia, obra que ela escreveu ao longo dos anos. Desde a infância, passando pelos dois casamentos e o serviço voluntário na Segunda Guerra Mundial, a Rainha do Crime retrata, em seu estilo único, os momentos mais importantes da trajetória fenomenal que a consagrou como autora de alguns dos livros mais vendidos em toda a história.

 

(Visited 269 times, 1 visits today)
Rolar para cima