10 escritoras clássicas de crime e mistério

Compartilhe

 

Elas criaram mistérios que fascinam até hoje, e abriram as portas para um dos gêneros literários dominados por mulheres no mundo.

Confira 10 autoras que ajudaram a moldar o que se entende por literatura de mistério.

 

1. Agatha Christie

Livros e e-books de Agatha Christie

Considerada a Rainha do Crime, Agatha Christie é uma das escritoras mais bem sucedidas da história. Seus livros superaram a marca de 4 bilhões de cópias vendidas, com personagens icônicos como os detetives Hercule Poirot e Miss Marple. Em 1971, ela recebeu o título de Dama, concedido pela Rainha da Inglaterra. É a dama dos nossos corações também.

 

2. Ethel Lina White

Livros e e-books de Ethel Lina White

Ethel Lina White nasceu em 1876, e foi uma escritora inglesa popular durante as décadas de 1930 e 40. Seu primeiro romance policial foi Put Out the Light, publicado em 1931. Seu livro A Dama Oculta foi adaptado para o cinema por Alfred Hitchcock, e ganhou uma edição caprichada no Brasil pela Editora Vestígio.

 

3. Patricia Highsmith

Livros e e-books de Patricia Highsmith

Patricia Highsmith foi uma mestre na arte de criar thrillers criminais psicológicos. Natural do Texas, ela nasceu em 1921 e começou a escrever na década de 1940. Seu livro mais famoso foi O Talentoso Ripley, que originou uma série com o protagonista das histórias. o anti-herói Tom Ripley.

 

4. Ngaio Marsh

Livros e e-books de Ngaio Marsh

A escritora neozelandesa Ngaio Marsh se destacou na literatura e também no teatro. Ela criou uma série de romances policiais com o detetive Roderick Alleyn, da Polícia Metropolitana de Londres. Foi uma das damas da era de ouro da literatura policial.

 

5. Anna Katherine Green

Livros e e-books de Anna Katherine Green

Nascida em Nova York em 1846, Anna Katherine Green publicou cerca de 40 livros. Foi uma das primeiras autoras de literatura policial a ser reconhecida nos Estados Unidos. Seu suspense mais famoso foi The Leavenworth Case, de 1878, que traz o detetive Ebenezer Gryce e o misterioso assassinato de Horatio Leavenworth, um rico comerciante e filantropo de Nova York.

 

6. Dorothy Sayers

Compre livros e e-books de Dorothy Sayers

A inglesa Dorothy Sayers nasceu em Oxford, em 1893. Aos 6 anos, já sabia falar latim. Foi uma das primeiras mulheres a conquistar o título de Mestre em Oxford. Seu detetive era Lord Peter Wimsey, que apareceu em vários de seus romances policiais. Ela também traduziu Divina Comédia, de Dante Alighieri, para o inglês.

 

7. Margery Allingham

Compre livros e e-books de Margery Allingham

Ela publicou o primeiro romance policial antes do 20 anos, estrelando o detetive fictício Albert Campion. Margery Allingham era britânica, nascida em 1904, e fez muito sucesso na mesma época de Agatha Christie, Dorothy Sayers e Ngaio Marsh. O detetive Campion apareceu em 18 romances policiais e vários contos.

 

8. Mary Roberts Rinehart

Compre livros e e-books de Mary Roberts Rinehart

Sabe aquela história de que “a culpa é do mordomo”? Pois é, quem popularizou essa suspeita foi Mary Roberts Rinehart, em seu livro The Door (1930). Ela nasceu em Pittsburgh, Estados Unidos, em 1876. Vários livros e peças suas foram adaptadas para o cinema, como I Take This Woman (1931), estrelado por Carole Lombard e Gary Cooper. Outro livro seu que fez muito sucesso foi The Circular Staircase, de 1908. Rinehart abordou vários gêneros literários durante a vida, com especial ênfase para os romances policiais, que ajudou a popularizar no início do século passado nos Estados Unidos.

 

9. Josephine Tey

Compre livros e e-books de Josephine Tey

Josephine Tey foi o pseudônimo de Elizabeth MacKintosh, escritora nascida na Escócia em 1896. Publicou o primeiro texto no jornal The Westminster Gazette, em 1925, e continuou escrevendo contos e também peças teatrais desde então. Seu primeiro livro de mistério foi The Man in the Queue, que trazia o inspetor Alan Grant. Uma curiosidade: Josephine Tey era o nome da tataravó de Elizabeth.

 

10. Dorothy B. Hughes

Compre livros e e-books de Dorothy B. Hughes

A escritora, crítica literária e historiadora norte-americana Dorothy B. Hughes foi autora de catorze romances policiais, principalmente nos estilos hardboiled e noir. O primeiro romance de mistério foi publicado em 1940, e chamava-se The So Blue Marble. Três de seus livros foram adaptados para o cinema.

 

(Visited 1.304 times, 1 visits today)
Rolar para cima