TOP 20 | Vinte autoras nacionais de crime e mistério para conhecer

Compartilhe

 

* Atualizado dia 08/03/2023

As mulheres que escrevem ficção policial desempenham um papel crucial na literatura e na sociedade em geral. A ficção policial é um gênero literário que há muito tempo tem sido dominado por escritores do sexo masculino. No entanto, as mulheres que se dedicam a esse gênero têm trazido novas perspectivas e abordagens para a trama, personagens e temas.

LEIA MAIS
O que é cozy mystery? Descubra 10 dicas de leitura
TOP 20 | Os melhores livros de suspense de todos os tempos
TOP 10 | Dez livros de Patricia Cornwell com Scarpetta

Uma das principais importâncias das mulheres que escrevem ficção policial é a representatividade. As mulheres são frequentemente sub-representadas em vários campos, incluindo a literatura, e a presença de mulheres que escrevem ficção policial permite que as vozes femininas sejam ouvidas e suas perspectivas sejam incluídas na discussão.

Além disso, autoras de ficção policial muitas vezes trazem uma abordagem única para a construção de personagens femininas, que são frequentemente subestimadas ou estereotipadas no gênero. Elas também podem apresentar uma nova maneira de escrever sobre a violência, evitando a objetificação da violência e destacando a sua natureza real e suas consequências na vida das vítimas.

A ficção policial pode ajudar a educar o público sobre questões sociais importantes e as mulheres que se dedicam a este gênero podem ajudar a aumentar a conscientização e estimular o diálogo sobre esses tópicos.

Conheça a seguir vinte autoras nacionais de crime, terror e mistério.

Encontre livros e e-books de suspense e mistério

 

1. Cláudia Lemes

Compre os livros e e-books da autora

Cláudia Lemes é escritora, tradutora, intérprete, ghostwriter e publisher da Rocket Editorial. Foi finalista do Prêmio Jabuti em 2022 com o livro Quando os Mortos Falam e é uma inspiração para as mulheres na literatura. Cláudia também foi idealizadora e uma das fundadoras da Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror, a ABERST.

 

2. Vera Carvalho Assumpção

Compre os livros e e-books da autora

Natural de São Paulo, Vera Carvalho Assumpção é criadora do clássico detetive paulistano Alyrio Cobra, personagem de sua série policial. Recebeu prêmios por contos publicados como o “Gralha Azul” e o “Guimarães Rosa”, participou da antologia “Contemporary Brazilian Literature”, da Universidade de Colorado e teve contos publicados na revista “Semente”, da Universidade de Évora. Em 2018, participou do Porto Alegre Noir coordenando a mesa “Detetives de ficção: ontem e hoje”. Em 2020, foi vencedora do Concurso Ecos da Literatura na categoria e-book.

3. Larissa Brasil

Compre os livros e e-books da autora

Larissa Brasil é escritora de suspense, romance policial e realismo mágico. Ganhou a categoria Autor Revelação no I Prêmio Aberst de Literatura 2018. Publicou os livros A Garota da Casa da Colina (melhor livro de Suspense no III Prêmio Aberst de Literatura 2020), a coletânea Onde o Vento Faz a Curva, Tr3s e o suspense psicológico Urutau.


4. Thais Messora

Compre os livros e e-books da autora

Thais Messora é carioca. Tem contos publicados em coletâneas como Um Ótimo Dia Para Morrer, Paralysis Somni e Numa Floresta Sombria, e publicou o e-book Os Mortos Herdarão a Terra.

5. Iza Artagão

Compre os livros e e-books da autora

Iza Artagão é escritora de suspense, thriller e policial. Sua estreia na literatura se deu com o romance Fome, um thriller jurídico com pitadas de horror. Foi finalista do Prêmio de Odisseia de Literatura Fantástica 2021. Ganhou a categoria de Autora Revelação no III Prêmio Aberst de Literatura (2020), tendo o conto policial Revelação como finalista na Categoria Narrativa Curta Policial. É também dela a novela finalista do IV Prêmio Aberst, Breu, e os contos O Castigo e Hell de Janeiro.

6. Andréa Nunes

Compre os livros e e-books da autora

Andrea Nunes é romancista, autora de O código numerati (2010), A corte infiltrada, (Prêmio Bunkyo de Literatura 2019) e Jogo de cena (Cepe Editora, Prêmio Aberst de Literatura 2019). Ministrou palestras sobre literatura policial em universidades da França, Portugal e Dinamarca. É promotora de Justiça de combate à corrupção em Pernambuco, e membro da Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror – Aberst.

7. Patricia Melo

Compre os livros e e-books da autora

Patrícia Melo trata de temas como crime e violência em suas histórias, e é um dos maiores nomes do gênero no país. Em 2001, ganhou o Prêmio Jabuti pelo romance “Inferno”. Em 2014, iniciou uma trilogia policial com a detetive Azucena, protagonista de “Fogo-Fátuo”.

 

8. Paula Febbe

Compre os livros e e-books da autora

Paula Febbe estudou roteiro no Goldcrest Production Theater, em Nova York, e psicanálise no Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), em São Paulo. Autora de sete livros de ficção sobre perversão e psicose, a escrita brutal e expositiva dos dilemas humanos é uma de suas marcas registradas. Paula recebeu diversos prêmios com o filme 5 Estrelas, que coescreveu com o diretor Fernando Sanches, com o filme chegando a finalista também do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O filme fez parte da seleção oficial do festival LABRFF, de Los Angeles e do Festival fantaspoa, em 2020, mesmo ano em que Paula roteirizou a obra Fetiche, de Heitor Dhalia, criado em colaboração artística com a autora e inspirado em livro de autoria dela.

9. Ilana Casoy

Compre os livros e e-books da autora

Ilana Casoy é criminóloga e escritora. Seus livros não são romances policiais, mas pesquisas sobre o perfil psicológico de criminosos, principalmente de assassinos em série. É a maior especialista da área no Brasil.

10. Renata De Luca

Compre o e-book da autora

Autora do romance policial A Estrela do Cerrado e de contos publicados em coletâneas, é jornalista formada pela Casper Líbero, com pós-graduação em Roteiro para Cinema e TV na Faap e especialização em Educação pela PUC-SP. Trabalhou durante 40 anos na grande imprensa e agora escreve ficção. Paulistana, casada, tem dois filhos e mora em São Paulo.

11. Vivianne Geber

Compre o livros e -books da autora

Nascida no Rio de Janeiro, Vivianne Geber é militar e presta assessoria jurídica à Marinha do Brasil há mais de vinte anos. Seu primeiro livro foi lançado em 2015 e apresentou aos leitores o espião Rodolfo Rupel e a engenheira naval Victoria Borges.

12. Clara Madrigano

Compre os livros e e-books da autora

Clara Madrigano é escritora e jornalista. Finalista premiada pelo concurso de roteiros do produtor da BBC John Yorke, é autora do e-book “As boas damas: uma novela de Sherlock Holmes”.

 

13. Renata Maggessi

Compre os livros e e-books da autora

Renata Maggessi é jornalista e pós-graduada em Literatura Brasileira pela UERJ. Começou a ler através de antologias de contos. Em 2018, publicou “O Enterro dos Ossos”.

 

14. Luciana de Gnone

Compre livros e e-books da autora

Luciana de Gnone é natural de Brasília, formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing. Iniciou sua carreira de romancista em 2014, quando publicou Súplica em Olhos Mortos, o primeiro livro da trilogia policial da Saga de Betina Zetser, traduzido também para o espanhol. Em abril de 2020, a autora publicou Vestígios, o segundo livro da série, e, em dezembro do mesmo ano, Delito Latente, finalizando a trilogia. Em abril de 2021, em parceria com quatro autoras, publicou o livro Te odeio, mãe! Com todo meu amor, contribuindo com a história intitulada Aí tem treta! Toda a obra foi dedicada às mães. Em novembro de 2021, publicou o livro Evidência 7: Segredo Codificado. Um romance policial eletrizante que leva o leitor a desvendar um segredo escandaloso. A autora ainda, participou de duas antologias, sendo uma delas no México.

 

15. Soraya Abuchaim

Compre livros e e-books da autora

Soraya Abuchaim começou a escrever contos em seu blog, o que levou ao surgimento do primeiro romance. Em 2017 publicou o segundo livro, A Vila dos Pecados. Trabalha em vários projetos literários, incluindo alguns contos na Amazon – o mais atual chamado Madrugada Macabra, que chegou a ser um dos mais baixados na categoria terror e suspense.

 

16. Debora Gimenes

Compre livros e e-books da autora

Publicou vários trabalhos para a editora Andross com o pseudônimo Debby Lenon. Tem vários contos publicados por diversas editoras e organizou a coletânea Do Céu ao Inferno, além de co-organizar a coletânea O Outro Lado do Crime. Do Real ao Imaginário foi seu primeiro livro solo. Têm alguns trabalhos publicados na Amazon, entre eles O Dom de Lucy, Do Real ao Imaginário Vol I, II, III, Sedução Fantástica e o romance Chamas da Morte.

 

17. Glau Kemp

Compre livros e e-books da autora

Finalista do Prêmio Jabuti na categoria Romance de Entretenimento com o livro O Clube dos Amigos Imaginários. Glau Kemp é exorcista de animais de pelúcia e gosta de pensar que é influencer no mundo sobrenatural, o que explicaria os inúmeros imaginários que a seguem para contar suas histórias. Gosta de narrativas misteriosas e conta algumas delas em Terror Real, seu canal no YouTube.

 

18. Vanessa Guimarães

Compre livros e e-books da autora

Vanessa Guimarães nasceu em 1975, no Rio de Janeiro. Sempre viveu entre tubos de ensaio, pesquisas e diagnósticos, mas não como detetive ou perita — um sonho da adolescência, quando já era fã dos romances policiais —, e sim como biomédica. Leitora voraz desde criança, sempre soube que seu fascínio pela literatura policial traria algo grandioso à tona, o que se concretizou com seus escritos. Atualmente, reveza sua moradia entre o Brasil e Portugal, atuando como biomédica no Rio de Janeiro e como escritora em Lisboa. Beijo de borboleta é sua publicação de estreia, e foi a maneira encontrada pela autora para dar vida à brilhante detetive Joanna Guivel, seu alter ego.

 

19. Fernanda Chazan

Compre livros e e-books da autora

Fernanda Chazan é escritora, roteirista e tradutora. Viciada em café e amante de todas as vertentes da arte, nasceu e cresceu em São Paulo, mas foi em Buenos Aires que realizou o sonho de estudar Letras, produção literária e escrita criativa. Na Argentina, também formou-se em roteiro audiovisual e, hablando español todos los días, publicou seu primeiro livro em 2013. De lá para cá, muita coisa mudou. Fernanda agora é membro da ABERST, roteirista atuante no mercado brasileiro e hispanoamericano e fiel praticante da escrita de suspense como forma de alimentar o senso crítico da humanidade. Entre um suspense e outro, também escreve fantasia sombria e terror. Sempre com muitas camadas dramáticas, como bem pede a escola argentina de escrita.

 

20. Juliana Lino

Compre os livros e e-books da autora

Médica hematologista formada pela PUC – Campinas, tem na literatura um refúgio através das histórias. Suas criações transitam entre o real e o fantástico e provocam o leitor a refletir sobre questões da experiência humana. “Cores de vida e de morte” – Volume I da trilogia “As cores de Sophia” é o seu romance de estreia e foi o vencedor do III Prêmio Book Brasil  como o melhor suspense de 2021.

 

(Visited 926 times, 1 visits today)
Rolar para cima