O detetive Philo Vance é um aristocrata de gosto refinado

Compartilhe

 

Philo Vance surge em 1926, em “O Caso Benson”. É uma criação do crítico de arte S.S. Van Dine e uma grande contribuição à Era de Ouro da ficção policial.

 

Detetive amador, cerebral, entusiasta das artes e cheio da grana (já vimos essa história antes?), ele mora em um apartamento deslumbrante de dois andares na Rua 38 Leste, em Nova York.

 

Inteligente e culto, mas considerado por muitos um tantinho (ok, um tantão) arrogante e esnobe, tem sotaque levemente britânico (foi educado na Europa), fala várias línguas e está sempre bem vestido.

Bem formado, Philo Vance é um aristocrata de gosto refinado: curte música clássica, é ótimo pianista, usa roupas caras, prefere gastronomia gourmet e esportes de elite, como corridas de cavalo, golfe e pólo. A maioria dos casos que investiga acontece em Manhattan, em meio à vizinhança de ricaços. Glamour, entende?

 

No cinema, Philo Vance foi vivido pelo ator William Powell.

 

Além de usar métodos dedutivos, Vance se liga no perfil psicológico dos suspeitos. Nas primeiras histórias, ele está na casa dos 35 anos. S.S. Van Dine também dá as caras como narrador, o que dá um bom efeito às histórias. Philo está em doze livros, e tem um detalhe: na versão original, em inglês, todos os livros trazem nos títulos a expressão “murder case” (caso de homicídio). Para aguçar os paladares…

(Texto extraído do e-book Os Maiores Detetives do Mundo)

 

SOBRE O E-BOOK

Título: Os maiores detetives do mundo
Autor: Chris Lauxx
Páginas: 316
Compre o e-book

SINOPSE – O que Sherlock Holmes, Batman e Ed Mort têm em comum? Poirot, 007 e House podem pertencer ao mesmo clube? A resposta é sim, já que todos eles investigam e solucionam mistérios! Os Maiores Detetives do Mundo é uma enciclopédia pop dedicada a 60 grandes investigadores da literatura, cinema, quadrinhos, TV e games. Este guia único e completo apresenta perfis, biografias, curiosidades e inúmeras informações divertidas sobre o mundo dos detetives. Do surgimento da ficção policial à atualidade, viaje pela linha do tempo e encare os protagonistas mais durões, esquisitos e fascinantes do planeta. Desvende enigmas com Auguste Dupin e treine as células-cinzentas com Hercule Poirot. Brinde em Paris com o comissário Maigret e renda-se à majestade inglesa de Sherlock Holmes. Desvie das balas de Philip Marlowe e resista ao charme de James Bond, enquanto os serial killers de Kay Scarpetta confundem a polícia americana. As sombras da cidade não são sombras, são Batman e The Spirit lutando para manter a ordem e paz reinante. E na terra dos vikings, Wallander, Joona Lina e Lisbeth Salander revelam inimigos ocultos. Escrito com linguagem acessível e organizado em capítulos cronológicos e temáticos, Os Maiores Detetives do Mundo é o guia definitivo para quem não resiste a um bom mistério.

(Visited 88 times, 1 visits today)
Rolar para cima