O CRIME DA QUINTA AVENIDA | Romance policial de 1878 de Anna Katharine Green

Uma das precursoras da literatura policial, Anna Katharine Green foi uma autora norte-americana nascida em Nova York, em 1846. Seu primeiro livro foi O Crime da Quinta Avenida (The Leavenworth Case), romance policial de 1878 considerado obra de influência para autores que a sucederam.

Na trama, um comerciante aposentado e rico, o Senhor Leavenworth, é morto em sua casa na Quinta Avenida, em Nova York. Encontrado baleado na cabeça na biblioteca da própria casa, seu assassinato está envolto em mistério. Ele mora nesta casa com duas sobrinhas, que logo tornam-se suspeitas do crime.

A investigação é feita pelo detetive Ebenezer Gryca, da Polícia Metropolitana de Nova York, em conjunto com um advogado (uma espécie de Watson que irá o auxiliar). O detetive Gryce irá aparecer em mais livros de Green, que escreverá cerca de quarenta romances durante a carreira.

Anna Katharine Green é pouco lembrada na história como uma das precursoras da literatura policial, mesmo que sua obra tenha influenciado autores como Agatha Christie (como ela própria revela em sua autobiografia). Seu livro foi redescoberto e lançado no Brasil pela Monomito Editorial, num projeto de financiamento coletivo que aconteceu em 2018.

Para conhecer mais sobre a história de Anna Katharine Green, confira o vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal.

 

Veja o vídeo

 

SOBRE O LIVRO

Título: O Crime da Quinta Avenida
Autora: Anna Katharine Green
Tradução: Cláudia Lemes
Páginas: 388
Editora: Monomito Editorial
Compre o livro

SINOPSE – Quem matou o Sr. Leavenworth? Essa é a pergunta que Anna Katherine Green faz na primeira página desse romance policial. O Crime da Quinta Avenida (The Leavenworth Case) é uma obra clássica de mistério escrita em 1878. Como toda história policial de qualidade, ela convida ao leitor a participar de uma investigação intrigante onde todos os suspeitos parecem culpados e inocentes, simultaneamente. Em 400 páginas, Green fará você suspeitar, duvidar, culpar, inocentar uma fila interminável de personagens. Quando você tiver muitas certezas, a página seguinte vai abalar todas elas. O Crime da Quinta Avenida não é apenas um livro de mistério, mas o pai de todos os romances policiais.

Ana Paula Laux

Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book "Os Maiores Detetives do Mundo" (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com
Compartilhe aqui!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Ana Paula Laux

Jornalista. Trabalha com curadoria de informação, gestão de mídias sociais e criação de conteúdo digital. Em 2014, lançou o e-book "Os Maiores Detetives do Mundo" (Chris Lauxx). Contato: analaux@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!