COLUMBINE | O livro sobre o tiroteio que marcou os Estados Unidos

Compartilhe

 

Por Ana Paula Laux – Columbine é um livro escrito pelo jornalista Dave Cullen sobre aquele que ficou conhecido como o Massacre de Columbine, que aconteceu em 20 de abril de 1999 nos Estados Unidos. Neste dia, dois adolescentes entraram na escola Columbine High School, onde estudavam, mataram 13 pessoas e depois se suicidaram.

Considerado o primeiro tiroteio em massa da era digital, a tragédia marcou a história norte-americana e é lembrada até hoje. Muitas perguntas ainda são feitas: Por quê os adolescentes cometeram o crime? Como conseguiram planejar o ataque sem serem impedidos? O que pensavam?

O jornalista Dave Cullen foi um dos primeiros repórteres a chegar à cena do tiroteio em 1999, e conta neste livro – que escreveu durante 10 anos -, tudo sobre o caso. Ele ainda reflete sobre o papel da imprensa na cobertura da notícia, apontando a questão ética da mídia e a espetacularização da violência ao cobrir casos como o de Columbine.

Confira o comentário sobre o livro abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal.

 

Veja o vídeo

 

SOBRE O LIVRO

Título: Columbine
Autor: Dave Cullen
Tradução: Eduardo Alves
Páginas: 480
Editora: Darkside Books
Compre o livro

SINOPSE – O dia 20 de abril de 1999 deixou uma marca indelével na história norte-americana. O Massacre de Columbine pode não ter sido o primeiro tiroteio em massa, mas foi o primeiro da era digital ― e o primeiro de larga magnitude. Na esteira dos acontecimentos de Newtown, Aurora, Virginia Tech, Christchurch, Suzano e Ohio, torna-se cada vez mais urgente compreender e confrontar acontecimentos como o de Columbine. Nossa arma é reaprender a ouvir a dor que cresce em silêncio no outro e no cerne dos valores da nossa sociedade. Columbine é lembrado até os dias de hoje sempre que um episódio horrível e similar ocorre, mas boa parte do que sabemos sobre o massacre está errado. Erros factuais e testemunhos duvidosos propagados à época permanecem verdade absoluta para muitos; é fácil dizer que dois meninos rejeitados pelos atletas e pelas garotas, vítimas de bullying, que vestiam sobretudos e descontavam sua raiva em videogames violentos fizeram o que fizeram por essas razões, mas até que ponto isso é real?

* Livro enviado ao site pela Darkside Books.

(Visited 169 times, 2 visits today)
Rolar para cima