Histórias de horror de Conan Doyle: participe do financiamento coletivo deste clássico!

Compartilhe

 

A Editora Bandeirola está lançando um financiamento coletivo para fãs de Arthur Conan Doyle e de histórias clássicas de terror. O livro faz parte da Coleção Clássicos Vintage Mistério, e traz 13 contos do escritor escocês que abordam o horror sobrenatural, psicológico e grotesco.

 


O Doutor Negro foi originalmente publicado em 1898 (Imagem: Editora Bandeirola)

 

“O Doutor Negro” é o conto que dá título ao livro, e foi publicado originalmente em outubro de 1898 na conhecida The Strand Magazine. A primeira edição foi lançada no Brasil em 1934, porém está esgotada há anos e é uma autêntica raridade.

Esta edição especial tem como foco apresentar as histórias de horror de Doyle, justamente em uma época em que ele havia abandonado seu personagem mais famoso, o detetive Sherlock Holmes, para se dedicar a outros gêneros literários. O que poucos sabem é que Conan Doyle também sabia escrever ótimas histórias de terror, com detalhes sutis que mexiam com a imaginação do leitor.

 

A confissão de Herbert de Lernac, hoje condenado à morte em Marselha, lançou luz sobre um dos mais inexplicáveis crimes do século. Embora haja resistência em debater o assunto nos círculos oficiais, e pouca importância a imprensa lhe tenha dado, tudo indica que o depoimento desse grande criminoso de fato solve o mistério.

(O Trem Perdido, publicado em agosto de 1898)
 

Doyle também se inspirava em fatos históricos para elaborar as tramas, como aconteceu com o Levante dos Boxers e a misteriosa sociedade secreta Punhos Harmoniosos e Justiceiros, em “O caviar”, ou os crimes da marquesa envenenadora em série (inspirada na Marie-Madeleine de Brinvilliers), em “O funil de couro”.

 

 

Outro destaque desta edição é a abertura do livro, ilustrada com fotos de Londres da década de 1890, era vitoriana em que os contos foram escritos. O projeto gráfico é da artista gráfica e editora de arte Thaís de Bruÿn Ferraz, a revisão foi feita por Maria Ângela Pontual, e a apresentação é de Ana Paula Laux, criadora do site Literatura Policial.

 

 

O financiamento coletivo de “O Doutor Negro” oferece várias opções de recompensa, entre elas as criativas sacolas exclusivas da Coleção Clássicos Vintage Mistério. O projeto segue até dia 12 de dezembro no site do Catarse.

 

Clique para conhecer o projeto e participar do financiamento coletivo!

 

SOBRE O LIVRO

Título: O Doutor Negro
Autor: Arthur Conan Doyle
Tradução: Monteiro Lobato
Encadernação: Capa dura
Páginas: 256
Dimensões: 13 x 18 cm
ISBN: 978-85-53028-05-4

SINOPSE – Por cerca de dez anos Arthur Conan Doyle abandonou seu famoso personagem para dedicar-se aos contos de horror sobrenatural, psicológico e grotesco. Sorte nossa que agora podemos tê-los à mão. Nesta edição, apresentamos 13 contos imaginativos de terror de Conan Doyle, com tradução de Monteiro Lobato. Clássicos como “O funil de couro” e “O caviar” fazem parte da seleção do livro, que tem capa dura e 256 páginas. Um tesouro para qualquer fã de literatura clássica!

(Visited 120 times, 1 visits today)
Rolar para cima