VÍDEO + SORTEIO | Quando a Luz Apaga é o segundo romance policial de Gustavo Ávila

Compartilhe

 

Por Ana Paula Laux – “Quando a Luz Apaga” é o segundo romance policial de Gustavo Ávila, autor paulista radicado em Florianópolis. Seu livro de estreia, O Sorriso da Hiena, foi lançado em 2017 pela Verus Editora e logo tornou-se um grande e merecido sucesso.

Foi nele que Ávila apresentou o personagem que volta neste segundo livro, o detetive Artur Veiga. Embora as histórias sejam independentes, Veiga é um dos elos que impulsiona a nova narrativa e a figura mais interessante também.

Desta vez, ele investiga o desaparecimento de moradores de rua em uma cidade que prefere não enxergar seus excluídos (como em qualquer grande centro urbano). Os sumiços são reportados por outro morador de rua e o caso vira uma prioridade apenas para o detetive, que está de férias mas curiosamente não suporta ficar longe do trabalho. A investigação encontra dificuldades dentro da própria polícia, quando seu superior não acredita na tese de um assassino em série.

No exercício da profissão, Veiga nota detalhes como ninguém, é persistente e tem um nível excelente de concentração. Para quem leu o primeiro livro, sabe que ele tem Síndrome de Asperger, um transtorno neurobiológico que interfere no modo como ele se relaciona e conversa com as pessoas. Essa individualidade é bem tratada pelo autor, que consegue transformar simples diálogos em passagens bem humoradas, ressaltando o temperamento do protagonista.

Há ainda um personagem com alexitimia na história, alguém que também tem dificuldade em se relacionar com as pessoas, porém neste caso de forma mais intensa pois ele não consegue expressar suas emoções. São dois personagens que se conectam pelo impasse do sentimento mas que, ironicamente, conseguem ter mais empatia com o mundo do que pessoas sem os impedimentos pelos quais eles passam.

Os capítulos são intercalados ora pela investigação, ora pela atuação do criminoso, com descrições perturbantes do ritual de morte das vítimas. O livro tem 474 páginas e, mesmo podendo ser mais enxuto, tem fluidez pela qualidade de escrita do autor.

“Quando a Luz Apaga” é menos um suspense e mais uma reflexão sobre a forma como a sociedade se apresenta, as máscaras que as pessoas usam para enfrentar situações (ou para fugir delas), as verdades que decidem não conhecer e as ausências que escolhem não notar. Vale a leitura.

* Participe do sorteio de 1 exemplar autografado de Quando a Luz Apaga (válido até dia 18 de novembro)

 

Veja o vídeo do comentário

 

SOBRE O LIVRO

Título: Quando a luz apaga
Autor: Gustavo Ávila
Páginas: 476
Editora: Verus
Compre o livro/e-book

SINOPSE – Quando supostos desaparecimentos de moradores de rua chegam ao conhecimento de Artur Veiga, o detetive inicia uma investigação própria para comprovar os fatos, já que não há indícios concretos sobre os crimes. Sem desconfiar que havia um plano maior por trás da série de desaparecimentos, artur se vê diante de um caso mais complexo do que imaginava, que o desafia em uma trabalhosa busca, levando-o para dentro de uma realidade que sobrevive às margens da vida cotidiana. Enquanto o detetive busca encontrar a verdade, um criminoso tem como objetivo expô-la, movido pelas engrenagens da própria sociedade que o criou. Dentro dela, as normas sociais limitam a felicidade, demonizam os desejos individuais e buscam oprimir o sentimento livre, utilizando o discurso da decadência de valores para solidificar os moldes de uma sociedade reprimida e adestrada.

(Visited 110 times, 1 visits today)
Rolar para cima