RETROSPECTIVA | Dez clássicos do mistério e terror relançados em 2019

Compartilhe

 

De Edgar Allan Poe a Stephen King, passando por Agatha Christie e Aluísio Azevedo. Para quem procura um romance clássico de mistério, suspense ou terror para presentear, 2019 trouxe várias reedições caprichadas.

Confira abaixo 10 dicas de livros fundamentais e que foram caprichosamente relançados durante o ano.

 

1. O CORVO, Edgar Allan Poe

Compre o livro
Lançamento: fevereiro de 2019
Editora: Companhia das Letras
Tradução: Fernando Pessoa / Machado de Assis

SINOPSE – “A morte de uma mulher bela é, sem sombra de dúvida, o tema mais poético do mundo.” Assim Edgar Allan Poe justificaria a gênese de “O corvo”, poema publicado sob pseudônimo originalmente em 1845. Mas o que faz com que esses versos hipnotizantes sobre perda e desejo, escritos de modo tão calculado pelo mestre do terror há quase dois séculos, tenham merecido tantos elogios e tamanha controvérsia? Nesta edição, o leitor vai conhecer as traduções mais notáveis de “O corvo” para a nossa língua ― as de Fernando Pessoa e Machado de Assis ―, analisadas pelo poeta, tradutor e professor Paulo Henriques Britto, que também traduz três textos fundamentais de Poe sobre poesia (“A filosofia da composição”, “A razão do verso” e “O princípio poético”) e examina a faceta ensaística do escritor.

 

2. M OU N, Agatha Christie

Compre o livro
Lançamento: dezembro de 2019
Editora: Globo Livros
Tradução: Santiago Nazarian

SINOPSE – No auge da Segunda Guerra, um agente secreto britânico é assassinado por uma dupla de espiões nazistas infiltrados na Inglaterra. Suas últimas palavras são a pista para elucidar o mistério de sua morte: “M ou N. Sans Souci”. A Inteligência descobre que M e N são as iniciais do casal de assassinos e Sans Souci é o nome de uma pensão no litoral inglês. O caso precisa ser resolvido com rapidez e os agentes perfeitos são o casal Tommy e Tuppence Beresford. Já na meia-idade, eles estão acima de qualquer suspeita. Sua missão é encontrar os culpados em meio aos hóspedes da Sans Souci. “M ou N” é o terceiro livro da série liderada pelo intrépido casal de investigadores Tommy & Tuppence, criada por Agatha Christie. A dupla precisa lembrar a todo momento que o perigo é iminente e todos são suspeitos. Eles mergulham nas vidas, dramas e mistérios dos demais hóspedes da pousada, personagens inesquecíveis, caracterizados com as doses certas de humor, suspense e crítica social que se tornaram a marca registrada da Rainha do Crime.

 

3. O EXORCISTA, William Peter Blatty

Compre o livro
Lançamento: novembro de 2019
Editora: Darkside Books
Tradução: Carolina Caires Coelho

SINOPSE – Um clássico do terror com mais de 13 milhões de exemplares vendidos. Uma obra que mudou a cultura pop para sempre, O Exorcista é o livro que deu origem ao maior filme de terror do século XX. Quatro décadas após chocar o mundo inteiro, a obra-prima de William Peter Blatty permanece uma metáfora moderna do combate entre o sagrado e o profano, em um dos romances mais macabros já escritos. Inspirado no caso real do exorcismo de um adolescente, o escritor William Peter Blatty publicou em 1971 a perturbadora história de Chris MacNeil, uma atriz que sofre com inesperadas mudanças no comportamento da filha de 11 anos, Regan. Quando todos os esforços da ciência para descobrir o que há de errado com a menina falham e uma personalidade demoníaca parece vir à tona, Chris busca a ajuda da Igreja para tentar livrar a filha do que parece ser um raro caso de possessão. Cabe a Damien Karras, um padre da universidade de Georgetown, salvar a alma de Regan e ao mesmo tempo tentar restabelecer a própria fé, abalada desde a morte da mãe. Neste livro, Blatty conseguiu dar ao demônio a sua face mais revoltante: a corrupção de uma alma inocente. A menina Regan é, ao mesmo tempo, o mal e sua vítima. Ela recebe a pena e a revolta de leitores e espectadores em doses equivalentes e, mesmo quarenta anos depois, seu sofrimento e o abismo entre o que ela era e o que se torna continuam nos atormentando a cada página, a cada cena. Um clássico do terror que se mantém atual como somente os grandes nomes do gênero poderiam criar, O Exorcista não se trata apenas de uma simples história sobre o bem contra o mal, ou sobre Deus contra o Demônio, mas também sobre a renovação da fé.

 

4. A METADE SOMBRIA, Stephen King

Compre o livro
Lançamento: março de 2019
Editora: Suma
Tradução: Regiane Winarski

SINOPSE – Após anos esgotado no Brasil, A Metade Sombria volta às livrarias como parte da Biblioteca Stephen King, coleção de clássicos do mestre do terror em edição especial com capa dura e conteúdo extra. Criar George Stark foi fácil. Se livrar dele, nem tanto. Há anos, Thad Beaumont vem escrevendo, sob o pseudônimo George Stark, thrillers violentos que pagam as contas da família, mas não são considerados “livros sérios” pelo escritor. Quando um jornalista ameaça expor o segredo, Thad decide abrir o jogo primeiro, e dá um fim público ao pseudônimo. Beaumont volta a escrever sob o próprio nome, e seu alter ego ameaçador está definitivamente enterrado. Tudo vai bem. Até que uma série de assassinatos tem início, e todas as pistas apontam para Thad. Ele gostaria de poder dizer que é inocente, que não participou dos atos monstruosos acontecendo ao seu redor. Mas a verdade é que George Stark não ficou feliz de ser dispensado tão facilmente, e está de volta para perseguir os responsáveis por sua morte.

 

5. OS CRIMES ABC, Agatha Christie

Compre o livro
Lançamento: maio de 2019
Editora: HarperCollins

SINOPSE – Ao receber uma carta em que o remetente se refere a si mesmo apenas como “ABC”, Hercule Poirot fica intrigado. Apesar de, a princípio, pensar que se trata de uma piada de mau gosto, ele teme pelo pior. E após o assassinato de Alice Ascher em Andover, as piores suspeitas do famoso detetive belga se concretizam. Com a ajuda do capitão Hastings e do inspetor-chefe Japp, Poirot corre contra o tempo para descobrir a identidade do misterioso assassino. Porém, sua maior dificuldade é que as vítimas nada têm em comum além do fato de o homicida seguir a ordem alfabética de seus nomes para escolhê-las. Um dos mais famosos livros de Agatha Christie, Os Crimes ABC apresenta outro quebra-cabeça aparentemente impossível que somente as “células cinzentas” de Poirot são capazes de desvendar. Adaptada com maestria pela BBC, a série de televisão homônima conta com John Malkovich e Rupert Grint no elenco e será exibida no Brasil pela Globosat.

 

6. BIBLIOTECA LOVECRAFT – Vol. 1: O chamado de Cthulhu e outras histórias

Compre o livro
Lançamento: novembro de 2019
Editora: Companhia das Letras
Tradução: Guilherme da Silva Braga

SINOPSE – Primeiro volume da coleção que publicará as histórias completas de Lovecraft, o escritor que revolucionou a literatura de horror. Nascido em 1890, Howard Phillips Lovecraft revolucionou o gênero literário do horror ao inserir em suas histórias elementos típicos da fantasia e da ficção científica. Com um estilo de escrita único, por vezes de vocabulário e ortografia conservadores, Lovecraft elevou o terror a um patamar literário poucas vezes visto. Assim como Edgar Allan Poe no século XIX, Lovecraft é visto por autores como Neil Gaiman, Joyce Carol Oates e Stephen King como um dos principais autores de terror do século XX. Neste primeiro volume da série “Biblioteca Lovecraft”, traduzida e organizada por Guilherme da Silva Braga, encontramos textos clássicos como “O chamado de Cthulhu” e “A sombra de Innsmouth”, e também textos menos conhecidos como “Dagon” (espécie de breve preâmbulo aos mitos de Cthulhu).

 

7. MEDO IMORTAL, vários autores

Compre o livro
Lançamento: junho de 2019
Editora: Darkside Books
Organização: Romeu Martins

SINOPSE – O ano é 1897. No Brasil, quarenta intelectuais se reúnem para fundar a Academia Brasileira de Letras (ABL), inspirados em um modelo de agremiação de escritores já existente na França desde 1635. Cada um daqueles fundadores escolhe um patrono para nomear a cadeira que vai ocupar, e eles passam a chamar a si mesmos de imortais. A antologia Medo Imortal, da coleção Medo Clássico da Darkside® Books, vem a público para mostrar que existe mais em comum entre os fatos dos dois parágrafos anteriores do que pode aparentar à primeira vista. Liderados por nosso maior escritor, Machado de Assis, aqueles intelectuais brasileiros são pessoas de seu tempo, conectados com o que estava sendo produzido nos grandes centros culturais do mundo em sua época. Nas páginas de Medo Imortal estão reunidos, além de poesias, 32 exemplares da prosa de escritores diretamente ligados à nossa principal instituição dedicada à literatura. São contos que evocam o sobrenatural, apresentam monstros, descrevem atos de psicopatas, dão o testemunho de todo tipo imaginável de atrocidades concebidas pela mente humana. Produzidos entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tais textos representam o que de melhor se escreveu nos primeiros cem anos de produção do terror em nosso país. Organizado pelo jornalista Romeu Martins, com ilustrações de Lula Palomanes, a lista de autores para o livro contou com a colaboração de estudos realizados pelos maiores pesquisadores do terror e do insólito das principais universidades brasileiras. São ao todo treze autores, escolhidos entre os patronos, os fundadores e os primeiros eleitos para ocupar os salões da Academia Brasileira de Letras. Entre eles, a Darkside® Books aproveitou a oportunidade de reparar uma injustiça histórica cometida naquele ano de 1897 e traz também contos da escritora Júlia Lopes de Almeida, importante nome de nossa literatura que participou das reuniões para a fundação da Academia mas que na última hora acabou sendo barrada por ser mulher em uma instituição que em seus primeiros oitenta anos só aceitou a presença de homens. Estão presentes na antologia os patronos da Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães e Fagundes Varela. Entre os fundadores, além de Machado de Assis e de Júlia Lopes de Almeida, comparecem Coelho Neto, Aluísio Azevedo, Afonso Celso, Inglês de Souza e Medeiros e Albuquerque. Completando a lista, três autores eleitos ainda nos primeiros anos de existência da Academia, Afonso Arinos, João do Rio e Humberto de Campos. Uma pequena amostra da Academia Sobrenatural Brasileira de Letras.

 

8. O SILÊNCIO DOS INOCENTES, Thomas Harris

Compre o livro
Lançamento: setembro de 2019
Editora: Record

SINOPSE – Nova edição do livro que inspirou o clássico do cinema vencedor de cinco estatuetas do Oscar, incluindo a de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. Cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos Estados Unidos. Para chegar ao sanguinário assassino, a jovem agente do FBI, Clarice Starling, interroga o ardiloso psiquiatra Hannibal Lecter, cuja mente psicopata é perigosamente voltada para o crime. Ao seguir as pistas apontadas pelo Dr. Lecter, Clarice envolve-se em uma teia mortífera surpreendente e assustadora. Adaptado para o cinema com Anthony Hopkins e Jodie Foster nos papéis principais, o filme foi premiado com cinco estatuetas do Oscar. Ao lado de Dragão vermelho, Hannibal e Hannibal: a origem do mal, ele completa a série de livros protagonizada pelo Dr. Lecter que deu origem à série de televisão Hannibal.

 

9. O MÉDICO E O MONSTRO, Robert Louis Stevenson

Compre o livro
Veja a resenha em vídeo
Lançamento: novembro de 2019
Editora: Darkside Books
Tradução: Paulo Raviere

SINOPSE – Todos temos um lado pouco conhecido, secreto, por vezes maligno e até monstruoso. Raros, porém, são aqueles que dão vazão a esta faceta. O escocês Robert Louis Stevenson soube retratar, como poucos, este aspecto das personalidades múltiplas em sua novela gótica, O Médico e o Monstro, publicada originalmente em 1886, em Londres. Considerado um dos três maiores clássicos do gênero de horror, ao lado de Frankenstein e Drácula, O Médico e o Monstro inspirou incontáveis traduções, adaptações, interpretações e homenagens ao longo das décadas. A DarkSide® Books, primeira editora brasileira inteiramente dedicada ao terror e à fantasia, anuncia a peça que faltava para completar a tríade monstruosa e atemporal na coleção Medo Clássico: O Médico e o Monstro & Outros Experimentos é o livro que todo darksider sempre sonhou. Capa dura para proteger o material de elementos químicos destrutivos, tradução cuidadosa de Paulo Raviere para honrar o trabalho de Stevenson, ilustrações impecáves de Alcimar Frazão para explorar as nuances metafóricas dos personagens ― e, claro, uma seleção de contos perfeita para quem quer conhecer ou revisitar o talento inigualável de Stevenson. Além da curiosa história do advogado Gabriel John Utterson preocupado com o comportamento estranho do seu amigo Dr. Henry Jekyll, outros “experimentos” de Stevenson que flertam com o terror e o sobrenatural estão presentes neste volume.  A edição conta ainda com ensaio de Marcel Schwob sobre o autor, publicado originalmente em 1896.

 

10. SÓCIOS NO CRIME, Agatha Christie

Compre o livro
Lançamento: agosto de 2019
Editora: Globo Livros
Tradução: José Carlos Volcato

SINOPSE – Quando os recém-casados Tommy e Tuppence Beresford recebem um convite do Chefe da Inteligência Britânica para recolocar em operação a Agência de Detetives Internacional, eles veem uma oportunidade de levar sua carreira de investigadores a um novo patamar. Em cada um dos capítulos deste clássico da Rainha do Crime, o casal segue seus instintos para reunir pistas e desvendar casos intrincados que tiram o sono de figurões da alta sociedade do final da década de 1920. Juntos, Tommy e Tuppence mostram que amor, trabalho – e crime – não só podem andar juntos, como rendem aventuras de tirar o fôlego. Sócios no crime é o segundo livro estrelado pelo intrépido casal de investigadores Tommy e Tuppence Beresford, que estrearam na literatura na obra-prima O Adversário Secreto, de 1922.

(Visited 196 times, 1 visits today)
Rolar para cima