RETROSPECTIVA | 14 livros de suspense, mistério e terror de autores nacionais em 2019

Compartilhe

 

Na retrospectiva 2019, confira nossa seleção de livros e e-books em destaque de autores nacionais dos gêneros policial, mistério, suspense e terror.

Deixe sua sugestão se o seu livro favorito do ano não estiver na lista!

 

 

1. MEDO IMORTAL, vários autores

Editora Darkside Books
464 páginas
Compre o livro

SINOPSE – O ano é 1897. No Brasil, quarenta intelectuais se reúnem para fundar a Academia Brasileira de Letras (abl), inspirados em um modelo de agremiação de escritores já existente na França desde 1635. Cada um daqueles fundadores escolhe um patrono para nomear a cadeira que vai ocupar, e eles passam a chamar a si mesmos de imortais. A antologia Medo Imortal vem a público para mostrar que existe mais em comum entre os fatos dos dois parágrafos anteriores do que pode aparentar à primeira vista. Liderados por nosso maior escritor, Machado de Assis, aqueles intelectuais brasileiros são pessoas de seu tempo, conectados com o que estava sendo produzido nos grandes centros culturais do mundo em sua época. Nas páginas de Medo Imortal estão reunidos, além de poesias, 32 exemplares da prosa de escritores diretamente ligados à nossa principal instituição dedicada à literatura. São contos que evocam o sobrenatural, apresentam monstros, descrevem atos de psicopatas, dão o testemunho de todo tipo imaginável de atrocidades concebidas pela mente humana. Produzidos entre a segunda metade do século xix e a primeira metade do século xx, tais textos representam o que de melhor se escreveu nos primeiros cem anos de produção do terror em nosso país. Organizado pelo jornalista Romeu Martins, com ilustrações de Lula Palomanes, a lista de autores para o livro contou com a colaboração de estudos realizados pelos maiores pesquisadores do terror e do insólito das principais universidades brasileiras. São ao todo treze autores, escolhidos entre os patronos, os fundadores e os primeiros eleitos para ocupar os salões da Academia Brasileira de Letras. Entre eles, a Darkside® Books aproveitou a oportunidade de reparar uma injustiça histórica cometida naquele ano de 1897 e traz também contos da escritora Júlia Lopes de Almeida, importante nome de nossa literatura que participou das reuniões para a fundação da Academia mas que na última hora acabou sendo barrada por ser mulher em uma instituição que em seus primeiros oitenta anos só aceitou a presença de homens.

 

2. JOGO DE CENA, Andrea Nunes

Editora Cepe
307 páginas
Veja a resenha em vídeo
Compre o livro

SINOPSE – A morte de um boticário francês na fictícia cidade de Mangueirinhas desencadeia uma sucessão de outros crimes aparentemente provocados por assombrações do folclore nordestino, levando a pacata população local a um estado de histeria coletiva. Para solucionar tais crimes, a delegada da cidade precisa superar as desavenças que cultiva com o filho de seu padrasto, um historiador que regressou à cidade, mas que renega o parentesco e as origens. Num romance policial eletrizante, Andrea Nunes utiliza informações verídicas sobre o mais ousado projeto científico da humanidade e traz revelações sobre a crise mundial do Petróleo, numa obra recheada de estratégias de espionagem, ação, suspense e reviravoltas, arrematando, como sempre, com um final desconcertante para o leitor. Vencedor do Prêmio Aberst de Literatura 2019 na categoria Melhor Romance Policial.

 

3. LOVECRAFTIANO: Volume 1

E-book Amazon
30 páginas
Compre o e-book

SINOPSE – Do autor de “Saltimbanco”, “Sonho Ruim”, “Linea Nigra” e “O Beco”, esta publicação reúne duas histórias inspiradas no universo de horror criado por H. P. Lovecraft (1890 – 1937). O Despertar: Fugindo da violência da metrópole, Renato e Juliana se mudam para uma cidade pequena. Tudo vai bem na vida nova do casal, até o dia em que Juliana desmaia sem explicação. Quando ela desperta, Renato descobre que aquela mulher não é mais a mesma pessoa com quem se casou. Sombras no Coração ( vencedor do Prêmio Argos 2019, do II Prêmio Aberst de Literatura e finalista do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2019): Após uma infância e adolescência de privações, aquele homem finalmente conseguiu tudo que queria na vida. Mas esta será incompleta se ele não encontrar a resposta para uma pergunta que lhe atormenta há anos — e que pode custar a sua sanidade.

 

4. ONDA DE CRIMES, vários autores

Editora AVEC
120 páginas
Leia a resenha

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Atividades suspeitas, tramas macabras, assassinatos misteriosos, desaparecimentos… Nas regiões isoladas e ermas até nas ruas apinhadas das grandes cidades, o crime está sempre à espreita. Reunindo contos de autores do Brasil, Uruguai e Argentina, Onda de Crimes é emoção do início ao fim! O lado mais sombrio da existência humana está à solta em Onda de Crimes, uma antologia que reúne algumas das principais vozes da Literatura Policial latino-americana atual. Da Argentina, Nicolás Ferraro aborda as agruras de uma jovem que acaba envolvida nas aventuras ilegais do próprio pai. Já seu conterrâneo, Kike Ferrari, mergulha nas tensões da tríplice fronteira entre Paraguai, Argentina e Brasil. Nascido no México, mas radicado no Uruguai, Rodolfo Santullo apresenta uma série de mortes desconcertantes no inverno sombrio de Punta del Diablo. Do Brasil, Cláudia Lemes investe no suspense ao retratar um homem vítima de uma perseguição que não consegue compreender. O feminicídio é a base da história narrada por Paula Bajer, na qual uma mulher suspeita que o vizinho é um assassino. Por fim, Cesar Alcázar mostra que segredos obscuros do passado podem gerar uma explosão de violência.

 

5. QUANDO A LUZ APAGA, Gustavo Ávila

Editora Verus
476 páginas
Veja a resenha em vídeo

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Quando supostos desaparecimentos de moradores de rua chegam ao conhecimento de Artur Veiga, o detetive inicia uma investigação própria para comprovar os fatos, já que não há indícios concretos sobre os crimes. Sem desconfiar que havia um plano maior por trás da série de desaparecimentos, Artur se vê diante de um caso mais complexo do que imaginava, que o desafia em uma trabalhosa busca, levando-o para dentro de uma realidade que sobrevive às margens da vida cotidiana. Enquanto o detetive busca encontrar a verdade, um criminoso tem como objetivo expô-la, movido pelas engrenagens da própria sociedade que o criou. Dentro dela, as normas sociais limitam a felicidade, demonizam os desejos individuais e buscam oprimir o sentimento livre, utilizando o discurso da decadência de valores para solidificar os moldes de uma sociedade reprimida e adestrada.

 

6. TERRA DE SONHOS E ACASO, Filipe de Campos Ribeiro

Editora Martin Claret
305 páginas
Compre o livro

SINOPSE – Após a morte dos pais, Ismael volta ao interior de São Paulo para reaver sua herança. Inundada por uma tempestade e isolada do mundo a pequena cidade de Rio das Almas está sob intervenção militar. Seus habitantes, acuados por estranhos crimes, professam uma inquietante religiosidade baseada num livro de autor desconhecido. Terra de sonhos e acaso narra a jornada de Ismael por esse território primitivo, que atrai seus personagens para um vórtice impiedoso. A obra é um mergulho na genealogia do interior do país, que se serve de seus terrores e mitos sertanejos para apresentar uma história verdadeiramente brasileira. Vencedor do Melhor Romance de Horror no II Prêmio Aberst de Literatura.

 

7. SERPENTÁRIO, Felipe Castilho

Editora Intrínseca
368 páginas
Compre o livro/e-book

SINOPSE – Todo ano, Caroline, Mariana e Hélio costumavam deixar a capital paulista para encontrar Paulo, um jovem habituado à simples vida caiçara. No entanto, a amizade construída nas areias do litoral sofreu abalos sísmicos no Réveillon de 1999, quando algo tão inquietante quanto o bug do milênio abriu caminho para uma misteriosa ilha que despontava no horizonte, e explorá-la talvez não tenha sido a melhor decisão. Sobreviver à Ilha das Cobras tem um preço. O arquipélago é um ambiente hostil, tomado por víboras, e esconde segredos tão perturbadores quanto seus habitantes. Mais do que um equívoco darwiniano ou uma lenda popular, a ilha praticamente destruiu a vida deles. Entre memórias e fatos fragmentados, o que aconteceu naquela fatídica noite se tornou um mistério. Mas de algumas coisas eles se lembram perfeitamente: uma enorme e ameaçadora serpente, além de uma pessoa sendo entregue ao ninho da víbora, um sacrifício sem chance de recusa. Anos depois, Caroline é confrontada com um de seus piores pesadelos: a pessoa que eles abandonaram está viva. Um fantasma do passado que surge para fazer suas certezas caírem por terra. Então, ela decide reunir os amigos para entender o que aconteceu. E talvez o encontro seja parte de algo maior… e maligno. Em Serpentário, Felipe Castilho mostra todo o seu talento ao mesclar referências do folclore e da mitologia a elementos da cultura pop, da ficção científica e do horror.

 

8. MAR DE FORA, Marcelo Barros

Editora Escribas
297 páginas
Leia a resenha

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Fausto, delegado da Homicídios, recebeu como punição, após uma controvertida entrevista, a transferência para Fernando de Noronha. Ele só não contava que sua vida sofreria mudanças tão profundas. Muito menos, que lidaria com um brutal homicídio ocorrido na Ilha, com características muito parecidas ao crime que ele investigava em Recife e foi a causa de sua punição. Obrigado a conviver com uma equipe não muito competente e com as dificuldades e monotonia peculiares a uma vida insular, Fausto descobrirá que “Paraíso” e “Inferno” podem confundir-se facilmente e terá que enfrentar as adversidades do “mar de dentro” e do “mar de fora”, sem garantias de sobrevivência. Finalista do Prêmio Aberst de Literatura 2019 na categoria Melhor Romance Policial.

 

9. MORTE EM BOULOGNE, Mauricio R B Campos

E-book Amazon
Compre o e-book

SINOPSE – Quando se envolveu com Ian, um médico bem-sucedido, Lisandra acreditou ter encontrado o parceiro perfeito. Mas as coisas não correram como imaginava. Após um acidente muito mal explicado, ela acorda em um leito de hospital sem um dos rins. Com sua vida transformada em um pesadelo, Lisandra Conde decide que esse crime não passará impune. Embarcando em uma busca por justiça, pede ajuda a seu amigo Philippe, que atua como advogado, e juntos iniciam uma investigação que os levará a lugares e situações que jamais poderiam imaginar. Cada descoberta será premiada com uma ameaça. Um suspense de tirar o fôlego, uma aventura única pela América Latina.

 

10. UMA MULHER NO ESCURO, Raphael Montes

Editora Companhia das Letras
256 páginas
Leia a resenha

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Victoria Bravo tinha quatro anos quando um homem invadiu sua casa e matou sua família a facadas, pichando seus rostos com tinta preta. Única sobrevivente, ela agora é uma jovem solitária e tímida, com pesadelos frequentes e sérias dificuldades para se relacionar. Seu refúgio é ficar em casa e observar a vida alheia pelas janelas do apartamento onde mora, na Lapa, Rio de Janeiro. Mas o passado bate à sua porta, e ela não sabe mais em quem pode confiar. Obrigada a enfrentar sua própria tragédia, Victoria embarca em uma jornada de amadurecimento e descoberta que a levará a zonas obscuras, mas também revelará as possibilidades do amor. Um psiquiatra, um amigo feito pela internet e um possível namorado ― qual dos três homens está usando tudo o que sabe para aterrorizar a vida de Vic? E o que afinal ele quer com ela?

 

11. A PARASITA DE ALMAS, Flávio Karras

E-book Amazon
581 páginas
Compre o e-book

SINOPSE – Todos amam a pequena Walkiria… e quem pensar o contrário deverá morrer. Os limites da adoração são testados quando Celina, uma atleta profissional, e Gabriela, uma jovem roqueira briguenta, precisam enfrentar uma vaidosa e egocêntrica entidade maligna em busca da hospedeira perfeita através de um caminho de atrocidades onde a morte não é o limite. Inspirado naquelas celebridades que todos adoram odiar e seus seguidores que fazem de tudo para chamar a atenção, mas com um toquinho de terror e fantasia para apimentar. Finalista do Prêmio ABERST na categoria Melhor Romance de Terror.

 

12. QUANDO ELA DESAPARECER, Victor Bonini

Editora Faro
272 páginas
Leia a resenha

Compre o livro/e-book

SINOPSE – Uma garota de dezesseis anos desaparece durante uma excursão escolar. Mas não se trata de qualquer garota. Dois anos atrás, ela esteve à beira da morte, e quando foi encontrada, ninguém acreditou que sobreviveria. Agora, há dois meses desaparecida, não restam dúvidas de que esteja morta. Rastros de sangue e um colar arrancado são as únicas pistas. Pressionados, os policiais estão desesperados por respostas, mas ninguém na longa lista de suspeitos parece ter forte motivação para cometer um crime. Até que o caso vira de cabeça para baixo e segredos muito bem enterrados emergem para revelar o lado cruel de um lugar aparentemente tranquilo. No meio de tantos possíveis culpados, os inocentes é que estão mais aflitos… porque alguns deles começaram a morrer. Finalista do II Prêmio Aberst de Literatura.

 

13. TOPÁZIO AZUL, Vera Carvalho Assumpção

E-book Amazon
16 páginas
Compre o e-book

SINOPSE – É véspera de Natal. Como faz todos os anos, Carlos leva uma nova namorada com a filha adolescente para a casa que foi de seus pais e agora é sua. A casa fica em São Paulo, às margens da Represa Guarapiranga. O cenário é paradisíaco. Ele capricha na decoração de Natal e na ceia. O que poderia acontecer para perturbar uma noite que tinha tudo para ser perfeita? Conto finalista do II Prêmio Aberst de Literatura.

 

14. VHS – Verdadeiras histórias de sangue, Cesar Bravo

Editora Darkside Books
288 páginas
Compre o livro

SINOPSE – Dizem que segredos não sobrevivem por muito tempo em cidades pequenas. Mas, em Três Rios, eles estão por toda parte há tempo demais. Sombrios, aterrorizantes e indecifráveis ― um espelho da cidadezinha onde tudo aquilo que é estranho e profano sempre encontra um jeito de se manifestar na superfície. O encontro inevitável de Cesar Bravo com a DarkSide® Books veio das profundezas. Algo visceral, que era para ser, como todas as coisas assinadas com sangue. Ultra Carnem selou o pacto entre a editora mais sinistra do Brasil e a mente maldita de Bravo, povoando os pesadelos dos leitores, que pediram mais. Mais histórias. Mais mistérios. Uma nova experiência sobrenatural, quem sabe? Em VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, Bravo guia os leitores amaldiçoados até os cantos mais sombrios de nossas mentes. E a cidadezinha de Três Rios, localizada no noroeste paulista, é o palco principal ― um ponto de encontro de todas as coisas estranhas que acontecem nas redondezas. O inferno corre por essas águas e lança suas sementes nessa terra. Um lugar vivo e pronto para devorar o próximo filho que renegar sua origem. VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue se passa em um período especial e repleto de esquisitices, entre 1985 e 1995, e tem início em uma videolocadora peculiar capaz de alugar os sonhos e as vidas de seus clientes. Quem viveu nessa época vai ter para sempre suas lembranças com textura de VHS. Bravo constrói a narrativa de seu novo romance de horror fragmentado com base em registros orais, casos sinistros e uma porção de detalhes que rodeiam a vida dos moradores de Três Rios ― mandingas macabras, crimes brutais, animais soturnos e inúmeros mapas, notícias de jornais e anúncios compõem o imaginário de um local esquecido pelo tempo. “Os relatos mais sangrentos de Três Rios têm lastro na vida real, e vão empurrar o leitor em um dilema moral”, comenta o autor, Cesar Bravo. Em VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, cada fragmento é uma memória, algo a ser dividido, e os relatos dos habitantes de Três Rios deixa de ser pessoal e passa a fazer parte de um todo. As várias faces do horror se manifestam e prometem assombrar qualquer um que ousar mergulhar nas páginas desta obra. “A grandiosidade da vida está na reunião de episódios insólitos, belos e dantescos”, complementa. A escrita de Cesar Bravo se mostra ainda mais audaciosa e transgressora em seu segundo livro publicado pela DarkSide® Books. Fãs de Stephen King, Clive Barker, Joe Hill e Robert Chambers têm outro mestre para seguir ― com uma voz única e muito brasileira, o terror nacional volta a respirar na pele da nova geração de autores e leitores sedentos por histórias que dêem voz a nossa identidade.

(Visited 514 times, 1 visits today)
Rolar para cima