A Volta de Sherlock Holmes traz 13 contos clássicos do detetive

Compartilhe

 

Por Ana Paula Laux – Ele é um dos personagens mais ilustres da literatura, tanto que muitos acreditam que Sherlock Holmes realmente existiu. Este foi o primeiro detetive da ficção a conquistar o carinho dos leitores. A primeira história foi publicada em 1887 e, mesmo passados mais de 100 anos, suas aventuras ainda são lidas e apreciadas. Sherlock é um símbolo inabalável da Inglaterra.

A Volta de Sherlock Holmes é esta coletânea com 13 contos do detetive, todos escritos entre 1903 e 1904, e publicados na famosa revista Strand Magazine. O conto que marca esta edição é aquele que apresenta, obviamente, o retorno do detetive para a literatura. Isto porque Arthur Conan Doyle, escocês que criou o personagem, decidiu matá-lo em 1893 no conto O Problema Final. O motivo? Estava cansado do detetive e queria abordar outros gêneros literários.

Só que Conan Doyle não contava com a fúria dos fãs, que jamais se conformaram com o trágico fim do detetive. Então em 1903, ele escreve A Casa Vazia, que é o conto que abre esta coletânea, explicando como Sherlock fugiu da morte nas Cataratas de Reichenbach, quando lutava com seu arqui-inimigo, o professor Moriarty, e o que ele fez enquanto esteve desaparecido. O autor dizia que esta história era a sua sexta favorita de Sherlock, numa lista de doze.

A edição traz ainda outros contos que se tornaram muito conhecidos, como O construtor de Norwood, Os dançarinos, O ciclista solitário, A escola do priorado, Black Peter, Charles Augustus Milverton, Os seis Napoleões, Os três estudantes, O pincenê de ouro, O atleta desaparecido, A granja da Abadia e A segunda mancha.

Uma coisa que chama a atenção nos contos do Sherlock é o fato de ele brincar com as deduções e descobertas que faz, prolongando o mistério até o fim da história. E quando ele explica como tudo aconteceu, acaba parecendo muito simples e óbvio. O leitor geralmente fica entre a inocência de Watson, seu parceiro de investigações, e a própria destreza do detetive.

Há curiosidades sobre alguns contos desta coleção. Por exemplo, Charles Augustus Milverton é um conto sobre um bandido que chantageia pessoas da elite com informações que obtém ilegalmente, como cartas roubadas. Este personagem foi inspirado em uma pessoa real, um homem chamado Charles Augustus Howell, que foi um comerciante de obras de arte nascido em Porto, Portugal, mas que morava em Londres. Ele teve uma morte bizarra quando, em 1890, foi encontrado com a garganta cortada e com uma moeda na boca, uma indicação de que era um difamador.

Muitas destas histórias foram adaptadas para o cinema e TV. Algumas das melhores adaptações foram da série inglesa As Aventuras de Sherlock Holmes, com Jeremy Brett no papel do detetive. Entre os episódios disponíveis no Youtube, um destaque para A casa vazia, A escola do priorado, A granja da Abadia, A segunda mancha e Os seis Napoleões. Todos os episódios estão em inglês e sem legenda.

Este livro pertence à bonita edição bolso de luxo dos clássicos da editora Zahar. Vem com mais de 40 ilustrações originais, feitas pelo ilustrador oficial de Sherlock Holmes, o Sidney Paget, que foi o responsável por criar o chapéu de caçador do detetive, hoje uma de suas marcas registradas. A tradução é da Maria Luiza Borges e o livro tem capa dura e 456 páginas. Uma edição ideal para quem quer ter todos estes clássicos reunidos em um lugar só.

 

 

SOBRE O LIVRO

Título: A volta de Sherlock Holmes
Autor: Arthur Conan Doyle
Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges
Páginas: 456
Editora: Zahar
Compre o livro/e-book

SINOPSE – O retorno triunfante do detetive mais amado da literatura policial após sua suposta morte nas mãos do professor Moriarty, nas cataratas de Reichenbach. A volta de Sherlock Holmes reúne os 13 contos originalmente publicados na Strand Magazine, entre outubro de 1903 e dezembro de 1904: * A casa vazia * O construtor de Norwood * Os dançarinos * O ciclista solitário * A Escola do Priorado * Black Peter * Charles Augustus Milverton * Os seis Napoleões * Os três estudantes * O pincenê de ouro * O atleta desaparecido * A Granja da Abadia * A segunda mancha *. Essa edição, ricamente ilustrada com 50 ilustrações originais, traz texto integral e breve apresentação. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.

(Visited 301 times, 1 visits today)
Rolar para cima