CONDADO MALDITO | Um passeio pelo assombrado Condado de Harrow

Compartilhe

 

Por Rogério Christofoletti – A DarkSide Books acaba de publicar o primeiro volume de Condado Maldito, HQ de terror de Cullen Dunn com arte de Tyler Crook. O selo Macabra acerta mais uma vez porque aposta num título que nos Estados Unidos saiu pela Dark Horse, a mítica editora de Hellboy, Umbrella Academy e Sin City. Originalmente, “Condado Maldito” assombrou os leitores em oito volumes, que reuniram 32 edições mensais entre 2015 e 2018. Chegou tarde por aqui, então? Não necessariamente já que a obra é atemporal e o efeito trevoso se mantém.

Na história, acompanhamos a adolescente Emmy que vive num condado rural estadunidense perdido no nada. Às vésperas de completar 18 anos e passando por experiências sobrenaturais, ela descobrirá um segredo que vai mudar a sua vida e a dos vizinhos.

 

Harrow é uma típica comunidade da América Profunda, bem diferente de Bacurau ou Saramandaia, e muito mais próxima de assombrações, fanatismo e falso puritanismo. Não se engane pelos sorrisos meigos: eles reelegeriam Trump e não hesitariam em enforcar Greta Thunberg.

 

Mas o que você deve prestar atenção em “Condado Maldito”? A história é envolvente e os personagens sobrenaturais são apresentados com muita naturalidade, de modo a contribuir para a sua procissão na trama e o convencimento de que aquilo tudo pode acontecer nos interiorzão daquele país. O traço de Crook, às vezes, lembra a pegada cartunesca de Will Eisner, algo que fica realçado com uma paleta de cores pasteis. Isso não chega a aliviar a carga de medo. Você acha aquarela uma técnica artística fofinha e light? Esqueça. Crook vai te mostrar que ela pode se prestar ao terror que ele quer fazer brotar dos requadros.

“Condado Maldito 1” vem acompanhado de um divertido caderno de rascunhos com notas dos autores, e o texto que foi a primeira encarnação da história. No começo de tudo, ela seria um romance publicado em série no blog do roteirista; ainda bem que não foi. A história de Emmy é um bom conto de terror, que não chega a ser apavorante, mas que deixa vontade de continuar a leitura. Que os editores brasileiros não demorem tanto a lançar os próximos volumes. Caso contrário, Emmy e os seres da floresta vão arrancar suas peles…

 

SOBRE O LIVRO

Título: Condado Maldito
Autor: Cullen Bunn
Tradução: Jim Anotsu
Páginas: 160
Editora: Darkside Books
Compre o livro

SINOPSE – Emmy sempre soube que a floresta ao redor de sua casa estava cheia de fantasmas e monstros. No entanto, na véspera de seu aniversário de dezoito anos ela descobre que está conectada a essas criaturas ― e à própria terra ― de uma maneira que não imaginava ser possível. Aguarde na sombra do carvalho retorcido e ouça o balido das cabras. A DarkSide® Books e a Macabra Filmes levam você a um passeio Maldito pelo Condado de Harrow. Bruxas poderosas, pesadelos estranhos, ruídos que vêm das sombras e incontáveis assombrações aguardam os leitores mais corajosos em Condado Maldito, série de quadrinhos de Cullen Bunn e Tyler Crook. Após o lançamento do surpreendente e divertido Medicina Macabra, a sombria Antologia Macabra com texto inédito de Stephen King e o inédito Vitorianas Macabras para inaugurar seu espaço na DarkSide Books ― primeira editora brasileira dedicada ao terror e à fantasia ―, o selo Macabra expande suas narrativas e apresenta uma HQ de tirar o sono. O roteiro impecável de Cullen Bunn se transforma em uma obra ainda mais assustadora com a bela e sombria arte de Tyler Crook. Os fãs de folk horror e histórias clássicas de terror vão se deliciar com cada página repleta de terra e sangue de Condado Maldito ― série prestes a ser adaptada para a TV. Condado Maldito: Bruxas & Assombrações é o primeiro de uma série de oito volumes a ser publicada pela DarkSide Books em parceria com a Macabra Filmes ao longo dos próximos meses, e chega para os leitores em uma edição assombrosa e com um tratamento especial de tirar o fôlego. Você está pronto para ver os cordeiros virarem lobos? A Colheita Macabra na DarkSide Books A Macabra Filmes e a DarkSide® Books selaram um pacto eterno e inauguraram, no início de 2020, o selo Macabra para apresentar livros e quadrinhos transgressores ao público brasileiro. Fazem parte do selo os livros Medicina Macabra, uma reunião de casos arrepiantes e constrangedores da medicina; Vitorianas Macabras, uma antologia inédita de vozes femininas da Era Vitoriana em treze contos de gelar a espinha, perfeito para fãs de Lady Killers; e Antologia Macabra, com histórias de horror e mistério escritas por grandes mestres da literatura dark, como Stephen King e Clive Barker. Condado Maldito, a série de oito volumes de Cullen Bunn e Tyler Crook, se junta ao selo para enfeitiçar os leitores. A fazenda está pronta para cultivar o horror em todas as suas formas.

(Visited 186 times, 1 visits today)
Rolar para cima