7 curiosidades sobre o filme Assassinato no Expresso do Oriente

Compartilhe

 

Em 21 de novembro de 1974, foi lançado Assassinato no Expresso do Oriente, adaptação de uma das histórias mais famosas de Agatha Christie.

LEIA MAIS
TOP 40 | Quarenta dicas de leitura para quem ama romance policial
MORTE NO NILO | Livro & filme e curiosidades
TOP 10 | Os dez melhores livros de Agatha Christie, a Rainha do Crime

O filme foi dirigido por Sidney Lumet e estrelado por um elenco de estrelas, incluindo Albert Finney, Lauren Bacall, Ingrid Bergman, Sean Connery, Anthony Perkins e Vanessa Redgrave.

A trama gira em torno de um assassinato que ocorre a bordo do luxuoso trem Orient Express, enquanto ele está preso na neve no meio da Europa. Hercule Poirot, um famoso detetive belga, é um dos passageiros do trem e é solicitado a investigar o caso. O mistério envolve uma série de personagens excêntricos, cada um com um motivo para o assassinato.

O filme foi aclamado pela crítica por sua atmosfera elegante, direção habilidosa e performances excelentes. Ingrid Bergman ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação, enquanto o filme também foi indicado a outros seis prêmios da Academia, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator para Albert Finney.

O filme foi um sucesso de bilheteria e continua sendo um clássico do cinema de mistério. Em 2017, uma nova versão do filme foi lançada com um elenco estelar, incluindo Kenneth Branagh, Johnny Depp, Judi Dench, Penélope Cruz e Willem Dafoe.

Confira a seguir sete curiosidades sobre o filme Assassinato no Expresso do Oriente, de 1974.

Encontre livros e e-books de Agatha Christie

 

1. Elenco de estrelas

Albert Finney, Lauren Bacall, Ingrid Bergman, Anthony Perkins, Jacqueline Bisset, Sean Connery, Vanessa Redgrave. Este era o elenco de peso de Assassinato no Expresso Oriente, que ainda trazia direção de Sidney Lumet, de Doze Homens e uma Sentença (1957) e Serpico (1973).

 

2. Terceira escolha

O papel do detetive Hercule Poirot foi para Albert Finney mas, antes dele, outros dois atores tinham sido considerados para viver o personagem: Alec Guiness, o eterno Obi-Wan Kenobi, e Paul Scofield. Ambos já tinham compromisso com outras produções e declinaram.

 

3. Levou 1 Oscar

Ingrid Bergman levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua participação no filme, vivendo o papel de Greta Ohlsson. A atriz, nascida em 1915 na Suécia e que ficou mundialmente famosa com o filme Casablanca, ganhou três vezes a estatueta durante a carreira.

 

4. Agatha se inspirou em um sequestro para escrever a história

Agatha Christie se inspirou em um fato real e muito trágico para escrever a história. Foi o sequestro de Charles Augustus Lindbergh, filho do famoso aviador Charles Lindbergh, tirado de sua casa em 1932. Conheça a história

 

5. Cena final

Albert Finney teve que repetir várias vezes o monólogo da cena final porque o diretor queria filmar de vários ângulos e o local de gravação, o vagão-restaurante, era muito pequeno. O texto do ator tinha oito páginas, que foram lidas dezenas de vezes em tomadas diferentes.

 

6. Trem de mentirinha

Quando o filme foi feito em 1974, a linha de trem Orient Express não existia mais, mas foram usados ​​vagões originais preservados em museus, que acabaram sendo reconstruídos para se assemelhar ao trem original. Quando o Expresso do Oriente foi inaugurado em 1883, ligando Paris à antiga Constantinopla (Istambul), tinha passagens caríssimas e cabines inspiradas nos apartamentos parisienses.

 

7. Roubaram a comida

Dias antes do início das gravações, a comida que seria usada nas filmagens do trem foi roubada e teve que ser substituída às pressas. Quem seria o ladrão faminto e misterioso? Outro mistério para Poirot resolver.

 

[Fonte: IMDB]

(Visited 1.792 times, 1 visits today)
Rolar para cima